A série “The Queen’s Gambit”, da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos.
De acordo com o The New York Post, a Spin Master, comerciante de brinquedos com sede na cidade de Toronto, cuja divisão de jogos clássicos detém cerca de 70% do mercado norte-americano, viu suas vendas de xadrez aumentarem em “três dígitos” desde a estreia da mini-série protagonizada por Anya Taylor-Joy, no passado 23 de outubro.
A sua rival, a Goliath Games registou um aumento de 1.048%, segundo escreve a NPR.
“Há seis meses ou há um ano atrás, estes vendedores não estavam a dizer: ‘Vamos carregar nos jogos de xadrez”, disse o analista de brinquedos Gerrick Johnnson à NPR. “Boa sorte para encontrar um jogo de xadrez neste feriado!”, disse.
Além da série da Netflix, que soma uma pontuação de 8.8 em 10 no IMBD, a pandemia de covid-19 também fez disparar o interesse das pessoas em jogos de tabuleiro.
O eBay já está a vender 60% mais jogos de xadrez do que no ano passado e o número destes jogos de tabuleiro vendidos todos os dias online cresceu para cerca de 16 milhões, contra os 11 milhões registados no início de 2020, observa o The New York Times.
A série está também a beneficiar grupos como é o caso da Federação de Xadrez dos EUA, que viu aumentar o seu número de membros pela primeira vez desde o início da pandemia.
“A comunidade do xadrez apaixonou-se pela série porque esta retrata com sucesso diferentes aspetos do xadrez em toda a sua riqueza: é fácil ser divertido de jogar, mas também é complexo o suficiente para representar um desafio”, disse David Llada, porta-voz da Federação Internacional de Xadrez.
Com sete episódios de cerca de uma hora, a série norte-americana desenvolvida por Scott Frank e Allan Scott está disponível no serviço da plataforma da Netflix Portugal.