/

A cidade capaz de “superar o Dubai” que o Paquistão quer construir vai deixar pescadores em risco

A proposta de uma megacidade insular ao largo de Karachi poderá colocar em risco vários pântanos e, ao mesmo tempo, os milhões de empregos que dependem deles.

A Ilha Bundal localiza-se no Mar da Arábia, ao largo da costa de Karachi, no Paquistão, e é maioritariamente composta por uma comunidade de pescadores, que agora se encontra em risco. De acordo com o jornal The Guardian, tudo porque o Governo pretende construir neste território insular uma cidade capaz de “superar o Dubai”.

No mês passado, o Governo federal emitiu uma ordem para assumir o controlo desta ilha e da “irmã” Ilha do Buddo, que fazem parte do Delta do Indo, onde o rio desagua no Mar da Arábia, no sul de Sinde, uma das quatro províncias em que se divide o país.

Na mesma altura, numa conferência de imprensa na capital paquistanesa, Imran Ismail, o governador de Sinde afirmou que este plano vai atrair investimentos de cerca de 42 milhões de euros e criar 150 mil empregos.

Mas, como seria de esperar, a novidade não foi bem recebida entre os locais de Bundal. Mohammed Hasan Dabla tem 80 anos, pesca desde os 12 e é uma dessas pessoas. “Não vamos deixar o nosso lugar ancestral, vivemos aqui há séculos. Ao ocupar a ilha, o Governo não só arrebatou o sustento dos pescadores, mas também a sua esperança”, cita o jornal britânico.

“Imran Khan [primeiro-ministro do Paquistão] prometeu milhões de empregos para os pobres. Mas, em vez disso, está a fazer exatamente o contrário. Está a deixar o nosso povo desempregado e a acabar com a esperança de viver e de orar”, afirma, por sua vez, Rahila Habib.

“Não somos contra o desenvolvimento, mas isso deveria beneficiar também os pescadores. O Governo é tão ganancioso, que quer mais, custe o que custar”, diz Roshan Ali.

Segundo o jornal inglês, ativistas argumentam que esta megacidade irá destruir os pântanos que o Governo outrora protegeu e declarou como ameaçados. E recorde-se que o delta também abriga as maiores florestas de mangue de clima desértico do mundo.

“Estas ilhas fazem parte de um ecossistema delicado. Os manguezais são viveiros de peixes, são o lar de aves migratórias e também uma barreira entre a cidade e o oceano. Foi este lugar que salvou Karachi durante muitos ciclones”, explica o ambientalista Arif Hasan.

Além disso, conta o The Guardian, nos últimos meses, os pescadores viram os seus movimentos serem restringidos, foram banidos da Ilha do Buddo e aqueles que foram apanhados com os seus barcos demasiado perto foram afugentados ou até mesmo atacados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.