/

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

Richard Turner / British Antarctic Survey's (BAS)

RRS David Attenborough

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano.

A construção do RSS Sir David Attenborough começou em outubro de 2016 e, durante quatro anos, centenas de trabalhadores do estaleiro Cammell Laird, na costa oeste da Grã-Bretanha, trabalharam para criar aquela que seria a próxima geração de embarcações científicas.

Quando embarcar na sua viagem inaugural à Antártida, já em 2021, a principal missão do navio será usar tecnologia de ponta para lançar algumas luzes sobre as mudanças que ocorrem no ambiente do oceano polar e o efeito que as mudanças climáticas estão a ter no nosso planeta.

Na quarta-feira, dia 21 de outubro, o RSS Sir David Attenborough zarpou do estaleiro, um importante marco no caminho do navio virgem para os reinos polares.

De acordo com o New Atlas, seguem-se agora os testes técnicos. O período de prova de 14 dias nas águas ao largo do Norte de Gales vai pôr à prova os sistemas de propulsão, direção, engenharia e navegação do navio.

“Embora a construção da embarcação esteja concluída, os testes são uma parte crítica e final do programa, uma vez que permitem que os nossos engenheiros e a tripulação do navio coloquem a embarcação à prova no mar”, explicou Linton Roberts, diretor de operações da Cammell Laird.

“Nas próximas duas semanas, os engenheiros vão avaliar e registar dados importantes sobre o desempenho de engenharia do RRS Sir David Attenborough para garantir que todos os aspetos da operação estão a funcionar com segurança e eficiência, antes de embarcar em mais testes científicos de equipamentos com British Antarctic Survey’s.”

Assim que os testes terminarem, a tripulação do British Antarctic Survey assumirá o comando do navio rumo ao porto de Holyhead para um período de treino de 50 dias.

Em novembro, a embarcação será formalmente entregue ao Conselho de Pesquisa do Ambiente Natural e, em 2021, o RSS Sir David Attenborough será submetido a testes de gelo no Ártico, antes de finalmente embarcar na sua viagem inaugural para a Antártida, em novembro de 2021.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.