/

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico.

O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de galões de água por minuto. As capacidades do robô foram testadas no seu primeiro dia de trabalho.

De acordo com o New Atlas, o robô tem praticamente o tamanho de um carro e está equipado com câmaras de forma a ser controlado remotamente. É movido por um motor diesel de 36-HP e oferece 20 horas de operação em cada tanque.

O RS3 é capaz de lançar 9 mil litros de água por minuto e tem equipamento que lhe confere a capacidade de abrir caminho para outros meios de combate.

“Continuam a surgir novos desafios no combate a incêndios e o Los Angeles City Fire Department (LAFD) está comprometida em usar tecnologia para melhorar as operações enquanto reduz o risco para os bombeiros”, lê-se no comunicado da corporação de bombeiros de Los Angeles.

Os bombeiros têm consciência de que o robô “não será a resposta a todos os tipos de combate a incêndios”, mas será uma valiosa ajuda em “grandes incêndios comerciais, estruturas de madeira em construção, defesa estrutural em incêndios florestais, resgates de animais de grande porte, incêndios em tanques de combustível e muito mais”.

O primeiro dia de trabalho deste robô-bombeiro foi na passada terça-feira e correu “sobre rodas”. O Corpo de Bombeiros de LA apresentou o Thermite RS3 numa conferência de imprensa, depois de a máquina ter sido posta à prova no combate a um incêndio num estabelecimento comercial.

O Thermite RS3 foi desenhado e construído pela empresa Howe & Howe Technologies, sediada no estado do Kansas, nos Estados Unidos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.