As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes oceânicos.

Falar em pássaros marinhos pode trazer memórias de um dia de praia perfeito, que rapidamente pode ser arruinado por um bando de gaivotas barulhentas que roubam a comida e ainda defecam nos nossos pertences.

O que não sabíamos é que estas aves, que muitas vezes se tornam em visitantes indesejáveis, valem muito – sobretudo os seus excrementos, diz o Massive Science.

As gaivotas podem ser umas companheiras de praia muito inconvenientes, mas produzem excrementos incrivelmente importantes e valiosos, ricos em nutrientes como azoto e o fósforo. Esse excremento, chamado guano,tem sido usado como fertilizante orgânico desde os tempos antigos, e ainda é recolhido e usado em países como o Peru e o Chile.

Só estes dois países da América Latina, recolheram 27 mil toneladas de guano em 2018, que foram vendidas por mais de 12,2 milhões de dólares (qualquer coisa como 10 milhões de euros).

Contudo, o guano de pássaro não é apenas um fertilizante importante para os humanos,  também alimenta ecossistemas oceânicos. Para estimar a importância dos excrementos das gaivotas, os investigadores calcularam quanto custaria substituir os nutrientes excretados pelas aves marinhas por versões feitas pelo homem. Foi assim que descobriram que os excrementos podem valer mais de 473 milhões de dólares por ano.

Apesar de ser um valor exorbitante, não incluiu todos os outros benefícios dos excrementos para o ecossistema. Há muitos peixes que dependem do guano de pássaro para sobreviver. Os investigadores avaliaram o impacto do guano da ave na pesca comercial de recifes em  650 milhões de dólares por ano, aumentando assim o valor total do guano para mais de mil milhões por ano.

Pode parecer estranho atribuir um valor monetário tão alto a excrementos de pássaros, mas a verdade é que o guano é fundamental para melhorar a conservação de algumas espécies.

Portanto, da próxima vez que reclamar por uma gaivota ter defecado nas suas coisas, lembre-se de que esses excrementos podem ser valiosos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.