As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes oceânicos.

Falar em pássaros marinhos pode trazer memórias de um dia de praia perfeito, que rapidamente pode ser arruinado por um bando de gaivotas barulhentas que roubam a comida e ainda defecam nos nossos pertences.

O que não sabíamos é que estas aves, que muitas vezes se tornam em visitantes indesejáveis, valem muito – sobretudo os seus excrementos, diz o Massive Science.

As gaivotas podem ser umas companheiras de praia muito inconvenientes, mas produzem excrementos incrivelmente importantes e valiosos, ricos em nutrientes como azoto e o fósforo. Esse excremento, chamado guano,tem sido usado como fertilizante orgânico desde os tempos antigos, e ainda é recolhido e usado em países como o Peru e o Chile.

Só estes dois países da América Latina, recolheram 27 mil toneladas de guano em 2018, que foram vendidas por mais de 12,2 milhões de dólares (qualquer coisa como 10 milhões de euros).

Contudo, o guano de pássaro não é apenas um fertilizante importante para os humanos,  também alimenta ecossistemas oceânicos. Para estimar a importância dos excrementos das gaivotas, os investigadores calcularam quanto custaria substituir os nutrientes excretados pelas aves marinhas por versões feitas pelo homem. Foi assim que descobriram que os excrementos podem valer mais de 473 milhões de dólares por ano.

Apesar de ser um valor exorbitante, não incluiu todos os outros benefícios dos excrementos para o ecossistema. Há muitos peixes que dependem do guano de pássaro para sobreviver. Os investigadores avaliaram o impacto do guano da ave na pesca comercial de recifes em  650 milhões de dólares por ano, aumentando assim o valor total do guano para mais de mil milhões por ano.

Pode parecer estranho atribuir um valor monetário tão alto a excrementos de pássaros, mas a verdade é que o guano é fundamental para melhorar a conservação de algumas espécies.

Portanto, da próxima vez que reclamar por uma gaivota ter defecado nas suas coisas, lembre-se de que esses excrementos podem ser valiosos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …