As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes oceânicos.

Falar em pássaros marinhos pode trazer memórias de um dia de praia perfeito, que rapidamente pode ser arruinado por um bando de gaivotas barulhentas que roubam a comida e ainda defecam nos nossos pertences.

O que não sabíamos é que estas aves, que muitas vezes se tornam em visitantes indesejáveis, valem muito – sobretudo os seus excrementos, diz o Massive Science.

As gaivotas podem ser umas companheiras de praia muito inconvenientes, mas produzem excrementos incrivelmente importantes e valiosos, ricos em nutrientes como azoto e o fósforo. Esse excremento, chamado guano,tem sido usado como fertilizante orgânico desde os tempos antigos, e ainda é recolhido e usado em países como o Peru e o Chile.

Só estes dois países da América Latina, recolheram 27 mil toneladas de guano em 2018, que foram vendidas por mais de 12,2 milhões de dólares (qualquer coisa como 10 milhões de euros).

Contudo, o guano de pássaro não é apenas um fertilizante importante para os humanos,  também alimenta ecossistemas oceânicos. Para estimar a importância dos excrementos das gaivotas, os investigadores calcularam quanto custaria substituir os nutrientes excretados pelas aves marinhas por versões feitas pelo homem. Foi assim que descobriram que os excrementos podem valer mais de 473 milhões de dólares por ano.

Apesar de ser um valor exorbitante, não incluiu todos os outros benefícios dos excrementos para o ecossistema. Há muitos peixes que dependem do guano de pássaro para sobreviver. Os investigadores avaliaram o impacto do guano da ave na pesca comercial de recifes em  650 milhões de dólares por ano, aumentando assim o valor total do guano para mais de mil milhões por ano.

Pode parecer estranho atribuir um valor monetário tão alto a excrementos de pássaros, mas a verdade é que o guano é fundamental para melhorar a conservação de algumas espécies.

Portanto, da próxima vez que reclamar por uma gaivota ter defecado nas suas coisas, lembre-se de que esses excrementos podem ser valiosos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estado recebeu 671 milhões do Banco de Portugal em 2020

Em ano de pandemia, o Banco de Portugal (BdP) deu 671 milhões de euros em dividendos ao Estado, segundo os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo supervisor da banca. No Relatório do Conselho de Administração de 2020, …

Pedrógão Grande. Testemunha afirma que Câmara a aconselhou a mudar a morada fiscal

A proprietária de uma segunda habitação reconstruída após o incêndio de 2017, em Pedrógão Grande, disse esta quinta-feira que alterou a sua morada fiscal a conselho de um "senhor Bruno", da Câmara Municipal. O julgamento das …

Corrida aos combustíveis. Ciberataque a oleoduto provoca pânico nos EUA

Quase dois terços dos postos de gasolina do sudeste dos Estados Unidos registam escassez de combustível, depois de um ciberataque à maior rede de oleodutos do país ter obrigado a suspender as operações desde sexta-feira. A …

Cecília Meireles sente "enorme tristeza" por ver CDS com 1% nas sondagens

A deputada centrista abordou vários temas numa entrevista, publicada esta quinta-feira, desde a queda do CDS nas sondagens ao seu lugar de deputada na Assembleia da República. Numa entrevista à rádio Renascença e ao jornal Público, …

"Chernobyl do século XXI." Pandemia de covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

A pandemia de covid-19 podia ter sido evitada e o mundo deve aprender com os erros que não permitiram travar a disseminação do vírus, conclui um novo relatório, divulgado esta quarta-feira. A pandemia de covid-19 poderia …

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …

Maduro aceita conversar com Guaidó sobre "acordo de salvação" da Venezuela

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou estar disposto a reunir-se quando a oposição quiser, um dia depois de o líder opositor Juan Guaidó propor um "acordo de salvação" da Venezuela, entre as "forças democráticas" e …

No Brasil, os "velhos" goleadores estão em destaque (e na Europa, ainda dão cartas)

Os goleadores de quase metade das equipas brasileiras que disputam a Copa Libertadores e a Sul-Americana têm mais de 30 anos. Aos olhos do futebol podem ser "velhos", mas preenchem o vazio dos jovens que …

Morreu Maria João Abreu. Atriz tinha 57 anos

Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, após ter sofrido dois aneurismas. A atriz tinha apenas 57 anos. Maria João Abreu estava internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A atriz, de 57 anos, foi submetida …

Um óbito e 436 novos casos registados nas últimas 24 horas

Esta quinta-feira, Portugal regista mais um óbito e 436 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …