/

Afinal, os idiotas não têm maior probabilidade de progredir na carreira (nem chegam mais rápido ao topo)

5

As pessoas que são egoístas, combativas e/ou manipuladoras não têm uma maior probabilidade de chegar mais longe na carreira comparativamente com os colaboradores mais agradáveis, concluiu uma nova investigação.

Afinal, e ao contrário do que muitas vezes se diz, as pessoas boas não chegam mais tarde a posições de topo e as pessoas mais egoístas não atingem mais rapidamente melhores cargo – é o que diz um novo estudo da Universidade de de Psicologia de Berkeley.

O resultado é de dois estudos longitudinais levados a cabo durante 14 anos.

Uma equipa de cientistas monitorizou pessoas desagradáveis desde o momento em que estas frequentavam ainda a faculdade ou uma pós-graduação, tendo depois rastreado a posição na carreira que atingiram 14 anos depois, conta o portal Futurity.

De acordo com os cientistas, os resultados foram claros: ser egoísta ou desagradável no trabalho não funcionou como “alavanca” na progressão da carreira.

“Fiquei consistente com a consistência das descobertas”, começou por dizer Cameron Anderson, co-autor do estudo e professor na universidade norte-americana.

E acrescentou, citado em comunicado: “Não importa o indivíduo ou o contexto, o facto de serem desagradáveis não deu às pessoas uma vantagem na competição pelo poder – mesmo em culturas organizacionais mais cruéis”.

O estudo demonstrou que as pessoas com traços de personalidade egoístas e agressivos não tinham uma maior probabilidade de alcançar o poder do que aqueles trabalhadores que eram generosos, confiáveis e agradáveis. A nova investigação não significa que as pessoas mais desagradáveis não atingem posições de poder, simplesmente não progridem mais rápido do que os outros por causa destas características.

Em sentido oposto, os cientistas descobriram que as pessoas extrovertidas eram as mais propensas a avançar na carreira, tendo em conta as suas capacidades sociais, energia e assertividade – conclusão em linha com investigações anteriores.

“A má notícia é que as organizações colocam pessoas desagradáveis no comando com a mesma frequência que colocam pessoas agradáveis (…) Noutras palavras, permitem que os idiotas ganhem poder na mesma proporção do que qualquer outra pessoa, embora os idiotas no poder possam causar sérios danos à empresa”, concluiu.

Para chegar a esta conclusão, a equipa conduziu dois estudos com participantes de três universidades diferentes que fizeram avaliações de personalidade.

Mais de dez anos depois, a mesma equipa procurou os participantes, questionando-os sobre as suas posições na empresa onde trabalhado, bem como a cultura da entidade empregadora. Pediram também aos colegas de trabalhos dos participantes que avaliassem a sua posição e comportamento no local de trabalho.

Os resultados da investigação foram publicados recentemente na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

ZAP //

5 Comments

      • Mal vi o titulo, sabia que algum iluminado iria falar de Trump ou Bolsonaro.

        Não me enganei.

        Cuide da sua casa antes de criticar os outros, certamente a sua vida não é digna de ser registada ou copiada.

      • Reciprocamente !… Aprenda a cuidar da sua em vez de criticar os outros, e certamente que a minha vida é mais digna que os dois “iluminados”que citei e a dos seus seus aficionados !

  1. Se interessarem a ascencao ao poder por parte de ditadores… antes e depois para verao seu comportamento como pessoas vao entender e compreender… o poder corroi o cerebro por dentro, pessoas transformam se, de tal maneira que sao capazes de tudo para ficarem por cima. ser humano a explorar seus extremos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.