Mais de 40 mil funcionários públicos estavam em teletrabalho no final de junho

Mais de 40 mil trabalhadores da Função Pública estavam a executar as suas funções em regime de teletrabalho no final de junho, segundo dados do Ministério da Administração Pública avançados ao Jornal de Negócios.

Do universo destes funcionários cujas funções são compatíveis com teletrabalho (179 mil pessoas), 43 mil trabalhadores – ou 24% – estavam nesse regime a 30 de junho.

Destes, 39% estavam em teletrabalho permanente, e 61% em teletrabalho parcial, adiantou ainda o ministério ao jornal de economia.

Estes números coincidem com a meta anunciada (25%) pelo Governo, embora destes números estejam excluídas profissões como forças e serviços de segurança e de socorro, forças armadas, gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, médicos e enfermeiros, bem como professores.

As áreas governativas com maior proporção de teletrabalho “eram, a 30 de junho, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (94%), Planeamento (84%) e Coesão Territorial (74%)”, diz o ministério. Inversamente, “as que tinham menor proporção de trabalhadores nesta modalidade eram Administração b (2%), Saúde (13%) e Defesa Nacional (16%)”.

Desde 1 de junho que o teletrabalho não é obrigatório à luz da lei para a maioria dos trabalhadores, sendo agora necessário um acordo com a entidade empregadora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.