/

Florida vai libertar 750 milhões de mosquitos modificados geneticamente

14

(dr) Envato Elements

As autoridades do estado norte-americano da Florida vão libertar, no espaço de dois anos, 750 milhões de mosquitos modificados geneticamente, visando prevenir o zika, o dengue e outras doenças potencialmente mortais.

Batizado de Jurassic Park, o plano arrancará em Florida Keys em 2021.

“Com todas as crises urgentes que a nossa nação e o estado da Florida estão a enfrentar – a pandemia de covid-19, a injustiça racial, as mudanças climáticas – o Governo reservou dólares de impostos e recursos do Executivo para o procedimento Jurassic Park“, explicou Jaydee Hanson, diretora de políticas do Centro Internacional de Avaliação de Tecnologia e do Centro de Segurança Alimentar, citada em comunicado.

O organismo pelo controlo de mosquitos de Florida Keys vê no projeto uma medida para controlar a reprodução do Aedes aegypti, uma espécie que propaga dengue, zika, febre amarela e outras infeções que podem ser mortais.

Tal como explica a agência noticiosa AFP, apenas os mosquitos fêmeas picam humanos porque precisam de sangue para produzir ovos. Tendo em conta esta informação, este projeto-piloto libertará apenas mosquitos machos modificados (OX5034), esperando que estes espécimes acasalem com as fêmeas selvagens.

Os mosquitos machos carregam uma proteína que mata qualquer filhote fêmea antes que atinjam a idade adulta e possam ser perigosos para os humanos. Os machos, que se alimentam apenas de néctar, sobreviverão e passarão os genes aos filhos.

O projeto-piloto vai mesmo avançar, apesar das críticas de alguns moradores e defensores do meio ambiente, que consideram que o projeto pode levar à criação de mosquitos híbridos e resistentes a antibióticos.

“A libertação de mosquitos geneticamente modificados colocará desnecessariamente os habitantes da Florida, o meio ambiente e as espécies em risco de extinção no meio de um pandemia”, disse disse Dana Perls, da organização Friends of the Earth, citado pela emissora norte-americana Fox News.

ZAP //

14 Comments

      • Creio que o problema da homossexualidade seja moral, tal como é a prostituição, pansexualidade, troca de casais, entre outros. Tem a ver com carácter educacional e moral das pessoas. Cientificamente criar químico que cure estes diversos tipos de leviandade sexual acho obscuro e, para mim e falando por mim, sem princípio cientifico. A falta de moral creio que se combate educando as pessoas sexualmente nas boas práticas e criar meios públicos, na educação (crianças, pais e adultos no geral) e nos media que incentivem aos bons atos. Uma injeção de testosterona em homossexuais, uma injeção de calmante num homicida não adianta se não houver princípios ora civicos, ora morais, ora da vontade de mudar começando a praticar o que está correto. Se uma pessoa tomar comprimidos para deixar de fumar não é isso que a vai levar a deixar de fumar.

      • José, estás a ver o que fazes com as tuas piadinhas…. lol
        Não te esqueças que ainda há gente extremamente ignorante….

  1. Excelente idea! Mis felicitaciones y que funcione como esperan porque va a ser un remedio eficaz contra estas enfermedades transmitidas por Aedes aegypti

  2. E se quando estes bichinhos saírem do laboratório e respirar o ar com covid e se modificar ? Dai outra preocupaçao alem da que já temos , estas pestes ja mutam com o mudar de ambiente , imaginem só a realidade é bem diferente da ficçao.

  3. Desculpem a sinceridade mas mexer na ordem natural por mamíferos que se intitulam sapiens é uma arrogância sem explicações. Os humanos são animais tal como o resto da vida neste planeta e como todos os outros devia se adaptar ao ambiente onde está inserido e não modificá-lo a seu belo prazer. Devemos modificar o nosso comportamento e mudar a ideia de que por termos um cérebro mais desenvolvido que somos superiores ao resto da vida no Planeta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.