/

Temperaturas no Vale da Morte ultrapassam os 54ºC. Pode ser o valor mais alto de sempre

O Vale da Morte, nos Estados Unidos, registou, este domingo, uma temperatura de 54,4ºC. Investigadores dizem que este pode ser o valor mais alto de sempre já registado na Terra.

De acordo com a BBC, o registo de 54,4ºC no Vale da Morte, na Califórnia, este domingo, está agora a ser verificado pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos. Antes, a temperatura mais alta já registada na Terra foi de 54ºC, também neste deserto, em 2013.

“Esta alta temperatura observada é considerada preliminar e ainda não é oficial. Se verificada, será a temperatura mais quente oficialmente verificada desde julho de 1913, também no Vale da Morte”, lê-se num comunicado da NWS Las Vegas.

Já foi registada uma temperatura de 56,6ºC no Vale da Morte, em 1913, mas este é um recorde contestado, com muitas especialistas a considerarem que esta medição não é confiável.

Segundo a emissora britânica, a vaga de calor sentida na costa oeste dos EUA levou a dois dias de apagões na Califórnia e foi observado um tornado de fogo, no sábado, em Lassen County.

A previsão é de que o pico seja atingido esta segunda e terça-feira, antes de as temperaturas começarem a descer no final da semana. Porém, é esperado que este calor sufocante continue durante, pelo menos, mais 10 dias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.