/

Só 15 pessoas tiveram subsídio social de desemprego renovado em julho. Milhares terão ficado sem apoio

4

Mário Cruz / Lusa

A Segurança Social só renovou o subsídio social de desemprego a 15 beneficiários no mês de julho. O PCP denuncia que milhares de pessoas ficaram sem apoio.

De acordo com o Dinheiro Vivo, que avança a notícia esta segunda-feira, apenas 15 pessoas tiveram acesso à renovação automática do subsídio social de desemprego.

A situação denunciada no final do mês de julho pela deputada do PCP Diana Ferreira, em perguntas enviadas à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, após o grupo parlamentar comunista ter recebido a informação de que a Segurança Social só estaria a garantir a renovação das prestações que caducavam em junho ou em data posterior.

Segundo o PCP, milhares de pessoas que tinham subsídio social de desemprego renovado nos meses de março, abril e maio no âmbito das prorrogações automáticas garantidas na resposta à covid-19 terão sido deixadas sem qualquer apoio.

Segundo o Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em junho, houve 32.851 beneficiários de subsídio social de desemprego com a prestação automaticamente renovada pela Segurança Social. Em maio, tinham sido renovadas 23.620, em abril 14.607, e em março 7.082. Em julho, foram 15.

A Segurança Social não revela quantos beneficiários estão nessa situação. Numa nota publicada em julho, a entidade esclareceu que, afinal, serão alvo de prorrogação automática também as prestações “cujos períodos de concessão ou renovação já tinham sido prorrogados até 30 de junho de 2020”.

Na altura, o Estado disse que a prorrogação relativa ao mês de julho dos beneficiários que já tinham beneficiado de prorrogação do subsídio social de desemprego começará a ser paga, de forma extraordinária, a partir de agosto.

O subsídio social de desemprego é atribuído a quem não cumpre os períodos mínimos de descontos previstos para a atribuição do subsídio regular de desemprego, a desempregados de longa duração ou trabalhadores que tenham contrato suspenso devido ao não pagamento de salários.

ZAP //

4 Comments

  1. Deixa lá ver.. os gajos e gajas desempregados querem receber como se trabalhassem mas passando o dia nos shopings a espalhar covids e nesciosidade.

    Os outros que trabalhem para eles..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.