/

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração “roubado”

1

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu nos Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio por negligência.

A 25 de maio de 1968, uma equipa de cirurgiões do hospital Medical College of Virginia, em Richmond, realizou um transplante de coração com sucesso num empresário, tendo sido um dos primeiros a ser feitos no mundo.

De acordo com o site Live Science, o que muitos não sabem é que o coração que salvou este paciente foi retirado de um homem chamado Bruce Tucker, um afro-americano que tinha sido levado para o hospital, no dia anterior, com uma fratura no crânio e um traumatismo cranioencefálico devido a uma queda.

O coração foi removido sem o conhecimento ou permissão da família e o caso só veio à tona depois de o agente funerário responsável pelo corpo ter descoberto que lhe faltava o coração. A atitude dos cirurgiões levou ao primeiro processo civil nos Estados Unidos por homicídio por negligência.

Segundo o mesmo site, embora os pertences pessoais de Tucker incluíssem um cartão com o contacto de um irmão, os funcionários não conseguiram localizar um membro da família. O hospital alegou que o homem não tinha família e, como tinha bebido antes do acidente que o deixara inconsciente, foi classificado como um “paciente de caridade” e marcado como potencial dador de órgãos.

Tucker estava ligado a um ventilador, uma vez que não era capaz de respirar sozinho, e o profissional de saúde que lhe realizou um eletroencefalograma declarou que não havia nenhuma atividade cerebral.

Então, menos de 24 horas depois de ter chegado ao hospital, os cirurgiões consideraram que isso era suficiente para declarar a morte cerebral e, por isso, o ventilador foi desligado, tendo-lhe sido depois removido o coração para o transplante.

O caso foi levado a tribunal em 1972 e a família de Tucker foi representada pelo advogado Lawrence Douglas Wilder que, mais tarde, viria a ser o primeiro afro-americano a ser eleito governador nos EUA (foi governador da Virgínia entre 1990 e 1994).

ZAP //

1 Comment

  1. O artigo é interessante, mas quando diz que foi o primeiro transplante de coração no mundo em 1968 não é verdade, os EUA bem gostam muito de ser os primeiros em todo, mas dessa vez não é bem assim. O primeiro transplante de coração foi feito a 3 Dezembro 1967 na Africa do Sul.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.