/

No regresso ao Superior, o Ministério recomenda aulas presenciais, com máscara e ao sábado

Rodrigo Antunes / Lusa

No regresso do Ensino Superior, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior recomenda que voltem as aulas em regime presencial com uso obrigatório de máscara e algumas das quais lecionadas ao sábado.

Num comunicado da tutela citado pelo semanário Expresso, o ministério liderado por Manuel Heitor refere que o regresso às aulas deve ser feito principalmente com “atividades presenciais”, defendendo que é assim que se “promove a equidade entre estudantes” e se “estimula a diversidade de percursos académicos”.

Pede-se que o sábado seja incluindo na “semana letiva”, de forma a alargar os horários e há ainda uma recomendação para uma maior vigilância de espaços comuns, como corredores, cantinas, bares e zonas de convívio das residências de estudantes.

O uso de máscara deverá ser obrigatório em todos os espaços.

De acordo com o mesmo jornal, o Ministério que tutela o Ensino Superior divide o plano de preparação do próximo ano letivo em três pilares: garantir atividades presenciais, adotar procedimentos realistas e estimular a inovação e modernização pedagógica.

Na mesma nota, o Ministério sublinha a importância de os alunos universitários da área da saúde continuarem a ter acesso a estágios clínicos.

A tutela pede ainda promoção de campanhas de testes e estudos imunológicos, tal como frisa o jornal Público, que também teve acesso à mesma nota.

“Promovam campanhas de testes virais, assim como estudos imunológicos com base (…) de forma a assegurar a prevenção da propagação da COVID-19 e a monotorização contínua do risco de contágio nas instalações”.

Apela-se ainda ao uso da aplicação StayAway Covid, que deverá começar a funcionar este mês e que foi esta terça-feira aprovada pelo Presidente da República.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.