China suspende tratados de extradição entre Hong Kong e Canadá, Austrália e Reino Unido

Roman Pilipey / EPA

A China anunciou a suspensão de acordos de extradição entre Hong Kong e três países ocidentais – Canadá, Austrália e Reino Unido -, que criticaram a imposição por Pequim de uma lei de segurança nacional na região.

A medida de retaliação adoptada por Pequim é sobretudo simbólica, visto que os três países já tinham suspendido unilateralmente os tratados, para protestar contra a nova legislação, em vigor desde 30 de junho passado, anunciou a agência Lusa.

“Estas decisões erróneas minaram gravemente os fundamentos da cooperação judicial”, disse nesta terça-feira Wang Wenbin, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, em conferência de imprensa.

“A China decidiu suspender os tratados de extradição entre Hong Kong e o Canadá, Austrália e Reino Unido, além de acordos de cooperação em justiça criminal”, afirmou.

Vários países ocidentais, com os Estados Unidos à cabeça, pediram à China que reverta a lei de segurança nacional em Hong Kong. Esta nova legislação põe em causa a oposição pró-democracia, e o ocidente considera que provoca um declínio das liberdades em vigor no território de 7,5 milhões de habitantes, devolvido à China em 1997 pelo Reino Unido.

Para Pequim, esta lei é oficialmente uma forma de garantir a estabilidade, de pôr fim ao vandalismo que marcou as manifestações pró-democracia de 2019 na região, bem como de suprimir vozes que defendem a independência do território.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.