/

Governo vai propor alterações conjuntas ao teletrabalho no público e privado

Rodrigo Antunes / Lusa

O Eco avança esta sexta-feira que o Governo se prepara para propor alterações conjuntas ao teletrabalho no público e no privado.

De acordo com o diário de economia, o Ministério da Administração Pública e o Ministério do Trabalho vão preparar em conjunto uma proposta de alteração ao enquadramento legal do teletrabalho, uma vez que existem “há questões comuns” aos setores público e privado, “que devem ser trabalhadas conjuntamente”.

A informação foi avançada pelo Governo esta sexta-feira depois de reunir com os sindicatos que representam os trabalhadores públicos – foi o terceiro encontro para debater os moldes em que o “novo” teletrabalho se poderá desenrolar.

“O Governo vai agora preparar um documento, que será articulado entre as áreas governativas da Modernização do Estado e da Administração Pública e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tendo em conta que, apesar das especificidades de cada um, há questões inerentes ao teletrabalho que são comuns aos setores público e privado, que devem ser trabalhadas conjuntamente”, anunciou o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, em comunicado citado pelo Eco.

Os encontros entre as partes serviram para “recolher os contributos sobre a eventual necessidade de robustecer o atual enquadramento do teletrabalho.

À boleia da covid-19, o teletrabalho tornou-se numa realidade para muitos trabalhadores e empresas portuguesas. O Governo já adiantou que, até 2023, quer ter pelo menos 25% dos trabalhadores da administração pública em teletrabalho, desde que desempenham funções compatíveis com esta modalidade laboral.

Permitirá o trabalho à distância, de forma permanente, a cerca de 17 mil funcionários.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.