O Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, intervêm hoje no segundo e último dia da XXIII Cimeira Ibero-Americana, na Cidade do Panamá.
Na Cimeira do Panamá, que decorre sob o lema “A Comunidade Ibero-Americana no Novo Contexto Mundial”, deverão ser discutidas reformas nesta organização que junta os chefes de Estado e de Governo dos 22 países da América Latina e da Península Ibérica há mais de vinte anos.
Está previsto que os encontros desta comunidade de países passem de anuais a bianuais, possivelmente a partir de 2014, depois da reunião que terá lugar em Veracruz, México.
Cavaco Silva encontrou-se com príncipe Felipe de Espanha
O Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, encontrou-se na sexta-feira com o príncipe herdeiro da coroa espanhola, Felipe de Borbón, à margem da XXIII Cimeira Ibero-Americana, na Cidade do Panamá.
O rei de Espanha, Juan Carlos, faltou pela primeira vez a uma Cimeira Ibero-americana, por motivos de saúde. Espanha está oficialmente representada nesta Cimeira Ibero-Americana pelo chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy.
Embora não assuma a liderança da delegação de Espanha, Felipe de Borbón deslocou-se ao Panamá para participar na cerimónia de inauguração da cimeira e em iniciativas paralelas.
/Lusa