/

Novos apoios europeus podem chegar às empresas já este ano

Dave Pinter / Flickr

Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo da Comissão Europeia, prometeu ao presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, que os novos apoios europeus podem chegar já este ano às empresas portuguesas.

Se os líderes dos 27 Estados-membros aprovarem rapidamente o novo pacote europeu para a recuperação económica, as empresas portuguesas vão poder beneficiar, já este ano, de novos fundos comunitários.

Este pacote é composto pelo orçamento europeu para os próximos sete anos – o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 – e o novo instrumento de recuperação europeu, o chamado “Next Generation EU”.

Segundo o Expresso, a promessa é do vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, em resposta à carta que a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) enviou a Bruxelas, na qual sublinha a urgência com que as empresas portuguesas precisam dos apoios europeus.

“Portugal e as empresas portuguesas beneficiarão de um montante substancial de subsídios adicionais, em particular da política de coesão, do Fundo para a Transição Justa e dos subsídios do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Desde que o pacote seja aprovado rapidamente, vários instrumentos podem garantir apoio imediato já em 2020, incluindo o Instrumento de Apoio à Solvência para aumentar o capital de empresas viáveis e o REACT-EU para fornecer suporte adicional e reagir aos desafios desencadeados pela crise através dos programas de coesão já existentes”, lê-se na resposta de Dombrovskis.

Na sexta-feira e no sábado, 17 e 18 de julho, os líderes europeus vão reunir em Bruxelas para discutir o plano de recuperação face à pandemia de covid-19 e o novo orçamento europeu. Em cima da mesa, poderão estar subsídios europeus, no valor superior a 35 mil milhões de euros para Portugal, incluindo os tradicionais fundos da política de coesão e os subsídios oriundos do novo instrumento de recuperação “Next Generation EU”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.