/

Levar o carro sujo à inspeção pode valer reprovação

1

O Instituo da Mobilidade e dos Transportes (IMT) apertou as regras na avaliação das viaturas, podendo agora a falta de limpeza levar à reprovação de um carro no processo de inspeção. As medidas entram em vigor em novembro de 2020.

A partir de 1 novembro, os carros que cheguem à inspeção com “condições de limpeza que prejudiquem as observações” devem ser chumbados, segundo um documento do IMT publicado na passada sexta-feira em Diário da República.

“Sempre que as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado e o inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não realização dos ensaios e verificações correspondentes à inspeção por não existirem condições de limpeza (…) [a] falta de asseio ou conservação de elementos no interior ou exterior” é considerada uma possível deficiência do veículo, precisa o jornal Público.

O Notícias ao Minuto recorda ainda que a avaliação das condições de limpeza do carro não são propriamente uma questão nova na inspeção dos carros.

Segundo a legislação de 2012, já estava previsto que os carros devessem “ser apresentados à inspeção em condições normais de circulação e em perfeito estado de limpeza a fim de permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas”.

Na prática, a publicação em Diário da República vem esclarecer eventuais ambiguidades que a Lei pudesse sugerir.  Em comunicado citado pelo Público, o IMT explica que a “nova definição e classificação de deficiências resulta da transposição da directiva 2014/45/UE”

ZAP //

1 Comment

  1. Bem…. Depois dizem que não ah aumento de impostos… Isto é o quê? Facilitar a vida ao contribuinte eu acho que não!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.