/

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido.

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Current Biology, é com os seus “amigos” que os golfinhos aprendem como utilizar conchas vazias para pescar.

“O nosso estudo mostra que o comportamento de forrageamento, onde os golfinhos pescam no interior de conchas vazias, espalha-se através da aprendizagem social entre colegas muito próximos“, explicou a autora principal do estudo, Sonja Wild.

“Isto é surpreendente, porque os golfinhos e outras baleias com dentes costumam seguir a estratégia de imitar as suas mães para aprender a procurar comida”, continuou a investigadora da universidade britânica, citada pelo jornal espanhol ABC.

Mas o que é que os golfinhos aprendem exatamente com os seus colegas?

Basicamente, estes espécimes seguem as suas presas que, por norma, são peixes, até conchas vazias deixadas no fundo do mar. Quando os peixes entram na concha, os golfinhos aproveitam e introduzem o seu focinho, subindo com esta até à superfície, onde a esvaziam para que as presas caiam na sua boca.

A descoberta “enfatiza as semelhanças entre os cetáceos – o grupo que inclui golfinhos, baleias e botos – e os grandes macacos quando se trata de transmitir comportamentos culturais”, completou Michael Krützen, co-autor do trabalho e cientista da Universidade de Zurique, na Suíça, que iniciou as investigações.

A investigação agora publicada é resultado de estudos levados a cabo entre 2007 e 2018 na Baía dos Tubarões, na Austrália, precisa o mesmo jornal espanho.

Durante este período, os cientistas identificaram mais de mais de 1.000 golfinhos do Indo-Pacífico (Tursiops aduncus) e registaram 5.300 encontros com entre espécimes. Além disso, a equipa foi também capaz de observar o comportamento de procurar alimentos com casca em 42 momentos distintos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.