Uma análise da Universidade de Oxford (Reino Unido) coloca Portugal entre os doze países com maior subida percentual de novos casos de covid-19 na semana passada, numa investigação que incluiu 45 nações.
De acordo com o jornal The Guardian, que foi parceiro da Universidade de Oxford nesta investigação que visa perceber a evolução de vários territórios durante o desconfinamento, Portugal registou o 12.º maior crescimento percentual entre os 45 países analisados.
Na semana passada, explica o Jornal Económico, Portugal registou mais de 2.401 novos casos de covid-19, valor que representa um aumento de 21% nas novas infeções comparativamente com a semana anterior.
Esta mesma subida coloca Portugal na 12.ª posição entre os países com mais casos positivos confirmados entre 16 e 23 junho – ficou atrás da Índia (24%) e dos Estados Unidos (24%) e à frente do Brasil (17%).
Foi na Bolívia que o aumento de casos foi maior no mesmo período de tempo (80,4%), seguindo-se depois a Argentina (64%) e a República Dominicana (42%).
Na Europa, é a Alemanha que regista mais casos confirmados (36%), seguindo-se depois a Ucrânia (29%). Depois da Índia e dos Estados Unidos, surge Portugal que partilha o aumento de 21% com a África do Sul, precisa o mesmo jornal de Economia.
De acordo com os especialistas de Oxford, segue-se depois o Brasil (17%), as Filipinas (16%), a Suíça (15%) e o Bangladesh, a França e o Panamá com um crescimento em 12% de novos casos. A fechar o ranking, está a Suécia (11%), o Egito (8%) e o Irão (6,6%).
Tal como frisa o Económico, esta análise de Oxford coloca Portugal no grupo dos países “Cauteloso à Medida que os Casos Aumentam”, juntamente com outros seis países: Republica Dominica, Chile, Índia, África do Sul, Brasil e Egito
É só oxford que coloca ou é mesmo a ciência pura e dura ?
Neste caso… É a Matemática…mais precisamente, a Estatística…