/

Overdose de cafeína quase matou uma britânica de 26 anos

A grande maioria das pessoas ingere cafeína em doses moderadas e seguras. No entanto, na forma de pó puro ou concentrado, a cafeína é uma substância extremamente poderosa e potencialmente perigosa.

A cafeína é o estimulante psicoativo mais consumido no mundo e o único que não é regulado, pelo menos em produtos como café, chá ou bebidas energéticas.

Segundo o ScienceAlert, uma única colher de chá de cafeína em pó equivale a, aproximadamente, 28 chávenas de café, o que ajuda a explicar por que motivo a venda de suplementos de cafeína em pó a granel foi proibida nos Estados Unidos.

Um novo estudo de caso, recentemente divulgado na BMJ Case reports, é uma espécie de alerta e justificação para este tipo de proibições, mostrando o que pode acontecer quando as pessoas ingerem grandes quantidades de cafeína em pó.

O relatório, liderado pela médica Rebecca Harsten, do Hospital Queen Elizabeth, em Londres, detalha a experiência de uma paciente, de 26 anos, que apareceu no serviço de urgência do hospital cerca de três horas depois de ter ingerido duas colheres de chá de cafeína em pó – aproximadamente 20 gramas, que equivale a 60 chávenas de café.

“Ocorreram sobredosagens fatais de cafeína após ingestão de >5 g ou concentrações de cafeína no sangue >80 mg/L”, escreveram os autores do artigo.

A paciente, que se queixava de palpitações e dificuldade em respirar, acabou por sobreviver. Quando deu entrada no hospital, a mulher apresentava ainda batimentos cardíacos anormalmente rápidos, pressão arterial baixa, hiperventilação e vómitos.

Os testes realizados pela equipa médica mostraram que havia uma acumulação de ácido no corpo e um desequilíbrio de dióxido de carbono e oxigénio no sangue. A paciente recebeu um tratamento intravenoso com bicarbonato para fixar o ácido-base e um medicamento com sulfato de magnésio para controlar a arritmia.

Os médicos usaram ainda carvão ativado para ajudar a eliminar as toxinas dos rins, norepinefrina para normalizar a pressão arterial e uma emulsão gordurosa chamada intralipídeo, que tem sido usada para remover materiais tóxicos e solúveis do corpo.

Apesar de a paciente ter conseguido sobreviver, não são muitos os casos de overdose de cafeína com o mesmo fim.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.