/

Reavivar o turismo. Primeira-ministra da Nova Zelândia sugere semana de quatro dias de trabalho

Jacinda Ardern sugeriu às empresas da Nova Zelândia que ponderem optar por uma semana de quatro dias de trabalho para que os funcionários possam ter mais flexibilidade para sair e passear. O objetivo é reavivar o turismo.

A proposta de quatro dias de trabalho e três dias de folga foi colocada em cima da mesa por Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, num vídeo no Facebook. O objetivo é estimular o turismo, uma das indústrias mais afetadas pela pandemia de covid-19, numa altura em que as fronteiras do país continuam fechadas.

“Seria uma forma de aproveitar o facto de 60% da indústria do turismo na Nova Zelândia ser garantida pelo turismo doméstico“, argumentou a governante, apesar de muitos trabalhadores se queixarem de falta de flexibilidade para viajar.

“Ouço muitas pessoas a dizer que deveríamos ter uma semana de quatro dias de trabalho. Essa é uma decisão entre empresas e trabalhadores”, disse Arden, na terça-feira, através de um vídeo no Facebook.

“Há muitas coisas que aprendemos com a covid-19, incluindo a flexibilidade de as pessoas trabalharem a partir de casa e a produtividade que daí advém”, disse, citada pelo Público.

A primeira-ministra aconselhou “os empregadores a pensarem nisso, se estiverem numa posição em que seja possível fazê-lo, porque, de certeza, iria ajudar o turismo em todo o país”.

Just finishing up a visit in Rotorua – thought I’d share some of the things coming through from our tourism industry…

Publicado por Jacinda Ardern em Segunda-feira, 18 de maio de 2020

Mais tarde, numa conferência de imprensa, a governante afirmou que vivemos “tempos extraordinários e devemos estar abertos a ideias extraordinárias“.

A Nova Zelândia tem quase cinco milhões de habitantes e regista um total de 1.503 casos de infeção e 21 mortes. Segundo Jacinda Ardern, estes números baixos, quando comparados a outros países, só são possíveis graças à imposição de uma quarentena de cinco semanas que permitiu rasgar as cadeias de transmissão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.