/

Descoberta a “casa” dos misteriosos neutrinos de alta energia detetados na Antártida

Felipe Pedreros / IceCube / NSF

No início do ano, foram detetados neutrinos de alta energia na Antártida. Agora, uma equipa de investigadores pode ter descoberto de onde vieram.

Os neutrinos são partículas misteriosos e evasivas: têm uma massa minúscula, sem carga elétrica e interagem raramente com outra matéria. Além disso, são extremamente comuns. A qualquer momento, cerca de 100 mil milhões de neutrinos estão a fluir por cada centímetro quadrado do seu corpo. Os neutrinos foram produzidos pelo Big Bang e ainda estão a ser produzidos por tudo, desde estrelas a supernovas.

De acordo com o Universe Today, um dos mistérios mais recente começou quando alguns neutrinos foram detetados pela ANtarctic Impulsive Transient Antenna (ANITA). Ao contrário da maioria dos detetores de neutrinos que são grandes e sensíveis, o ANITA é um detector de rádio suspenso por um balão que só consegue detetar neutrinos de alta energia quando atingem o gelo antártico para criar uma explosão de luz de rádio.

No início deste ano, a ANITA detetou sinais estranhos que pareciam ser desencadeados por neutrinos de energia extremamente alta – tão alta que pareciam desafiar o modelo padrão da física de partículas.

Os neutrinos de alta energia também foram detetados pelo detetor de neutrinos IceCube na Antártida, apesar de não serem tão energéticos como detetados pela ANITA.

Recentemente, uma equipa de investigadores analisou uma fonte possível para estes estranhos neutrinos: os buracos negros supermassivos dos quasares.

Buracos negros supermassivos são potências gravitacionais. Quando o gás quente em seu redor é comprimido pela gravidade e pelos campos eletromagnéticos, pode emitir enormes quantidades de energia, incluindo neutrinos de alta energia.

A equipa comparou quatro dezenas de deteções de neutrinos no IceCube com observações de rádio do radiotelescópio russo RATAN-600 e descobriram que os neutrinos eram detetados quando um quasar experimentava um surto de rádio.

A explicação mais provável é que, quando os quasares são particularmente ativos, são produzidos surtos de raios gama dentro da explosão do rádio. Os raios gama colidem com os átomos circundantes, desencadeando uma explosão de neutrinos.

Como os neutrinos viajam quase à velocidade da luz, chegam à Terra ao mesmo tempo da explosão de rádio.

Segundo o ScienceAlert, este é apenas um estudo inicial e resolve parte do mistério dos neutrinos de alta energia.

Apesar de sabermos a forma como os neutrinos podem ser produzidos, a origem dos neutrinos mais energéticos permanece um mistério.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.