Astrónomo amador descobre cometa graças a dados da NASA

ESA/NASA/SOHO

Um astrónomo amador norte-americano descobriu um cometa recorrendo a dados captados por uma sonda espacial da NASA.

A informação é avançada pela própria agência espacial norte-americana numa nota no seu site oficial, na qual detalha que o corpo celeste descoberto por Michael Mattiazzo será visível a olho nu no final de maio e início de junho.

O cometa, descoberto com a ajuda de um instrumento do observatório solar do SOHO, foi detetado pela primeira vez em abril passado por Mattiazzo.

Apesar de os dados do SOHO terem já culminado na descoberta de 3.932 cometas, o corpo encontrado por Mattiazzo é apenas o 12.º descoberto recorrendo à ajuda de um instrumento específico deste aparelho, o Solar Wind Anisotropies (SWAN).

Recorrendo a esta ferramenta, escreve ainda a NASA, este astrónomo amador já tinha descoberto antes outros 8 cometas.

Batizado de C / 2020 F8, apesar de ser também conhecido como “Cometa SWAN”, este corpo aproximou-se da Terra no passado dia 13 de maio, ficando a 13 milhões de quilómetros do nosso planeta. A sua maior aproximação ocorrerá a 27 deste mês.

“Atualmente, o cometa é pouco visível a olho nu no hemisfério sul, pouco antes do nascer do Sol, proporcionando aos observadores dos céus uma visão relativamente rara de um cometa brilhante o suficiente para ser visto sem um telescópio”, nota a NASA.

Os cientistas esperam agora que o “cometa SWAN” permaneça brilhante o suficiente para ser visto a olho nu enquanto continua a sua jornada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.