/

Lontras são especialistas a fazer malabarismo (e a fome pode ser a razão)

As lontras são especialistas em malabarismo com pedras. Mas por que razão? Cientistas estudaram este comportamento e pensam que pode acontecer quando estes animais têm fome.

“Este parece ser o motor imediato deste comportamento. Naquele momento, as lontras brincam com pedras porque estão com fome, estão a antecipar a comida e começam a ficar animadas”, disse Mari-Lisa Allison, da Universidade de Exeter, ao jornal The Guardian.

A investigadora, cujo estudo foi publicado na revista científica Royal Society Open Science, admite, porém, que são necessárias mais pesquisas, até porque “a função final continua a ser um mistério”.

A equipa de investigadores examinou o comportamento das lontras em três parques e jardins zoológicos do Reino Unido, tendo registado cerca de 12 horas de observações para cada uma dos 48 animais: seis lontras de pelagem lisa (Lutrogale perspicillata) e 42 lontras-anãs-orientais (Aonyx cinereus).

Análises posteriores revelaram que entre as lontras com onze anos ou menos, o “malabarismo” era mais frequente quanto mais jovem fosse o animal, sugerindo que os movimentos poderiam ajudar no desenvolvimento das habilidades motoras.

No entanto, o comportamento também foi comum entre as lontras mais velhas. Talvez, segundo a equipa, o “malabarismo” desempenhe o seu papel na prevenção do declínio cognitivo, embora seja precisa mais investigação para explorar esta ideia.

Os cientistas também descobriram que as lontras faziam “malabarismos” com mais frequência se não fossem alimentadas durante duas ou mais horas. A equipa diz que isto pode apoiar sugestões anteriores de que este comportamento é um tipo de “forrageamento mal direcionado”. Por outras palavras, as lontras podem estar a fazer nas pedras o tipo de movimentos que usariam para extrair a carne de moluscos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.