/

TAP poderá ser “salva” com financiamento do maior banco chinês

1

O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), o maior banco daquele país, poderá ser uma dos bancos internacionais aos quais a TAP vai recorrer para conseguir ser financiada em até 375 milhões de euros.

Com a atividade parada devido à pandemia de covid-19, a companhia aérea portuguesa TAP vai precisar de um empréstimo de até 375 milhões de euros a partir de junho.

A operação, que terá o aval do Estado, já captou o interesse de vários fundos de investimento. De acordo com o Jornal Económico, esse empréstimo deverá ser montado com o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) e mais duas instituições financeiras internacionais.

Segundo adiantou uma fonte próxima do processo ao mesmo jornal, “o Governo já recebeu o pedido da transportadora aérea nacional para que o Estado seja a garantia dos empréstimos“.

O gigante ICBC é apontado, de acordo com o Jornal Económico, como “a melhor solução do ponto de vista das Finanças Públicas” face ao empréstimo obrigacionista convertível em ações.

Esta última hipótese “não é tão favorável” devido ao acréscimo de responsabilidades financeiras para o Estado. Porém, a possibilidade de o banco chinês vir a a reforçar a sua posição acionista na TAP no futuro não está excluída.

Este financiamento servirá para estabilizar as contas da companhia aérea nacional que “tem caixa até início de junho”.

A TAP já avançou com o pedido de auxílio ao Estado devido ao impacto que o novo coronavírus está a ter na sua atividade. Segundo o presidente do conselho de administração da companhia, Miguel Frasquilho, esse auxílio “terá condicionalismos associados”.

De acordo com o Jornal de Negócios, entre essas condições estarão alterações no modelo de governação da TAP, com o Estado a marcar presença na comissão executiva.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.