/

Cientistas querem convencer a NASA a rumar a Encélado (para procurar vida alienígena)

NASA / JPL-Caltech

Encélado é o sexto maior satélite natural de Saturno

A NASA está prestes a avançar com uma missão a Titã, a maior lua de Saturno, mas alguns cientistas tentam agora convencer a agência espacial norte-americana a enviar outra missão à vizinha de Titã, a lua gelada Encélado, para procurar sinais de vida extraterrestre.

Encélado reúne condições peculiares ao ponto de os cientistas quererem realizar uma expedição para encontrar outras formas de vida: dados da missão Cassini mostraram que este satélite tem um oceano escondido sob a sua crosta gelada, revelando ainda que esta lua “cuspiu” plumas com material deste oceano para o Espaço – e esta é a principal razão para o pedido dos cientistas, assinala o portal Space.com.

“Encélado é o único ambiente habitável atualmente confirmado além da Terra, é o único mundo que preenche os requisitos canónicos de habitabilidade”, defendeu Amanda Hendrix, cientista planetária do Instituto de Ciências Planetárias, durante uma apresentação coordenada pelas Academias Nacionais de Ciências a 31 de março.

“O próximo passou passa por procurar assinaturas de vida nos materiais oceânicos de Encélado e Encélado facilita esta procura porque ejeta o seu material oceânico no Espaço”.

No entender de Hendrix, Encélado deveria estar incluída na próxima ronda de expedição, que incluem a missão Dragonfly para Titã, a sonda OSIRIS-REx para explorar asteróides, bem como a missão Juno a Júpiter e a New Horizons para Plutão e o Cinturão de Kuiper.

Na fase sinal de seleção, Encélado e Titão foram colocados como o mesmo tipo de destinos, uma vez que se tratam de “mundos oceânicos”, mas a especialista acredita que Encélado merecere uma missão por si só para explorar este mundo gelado.

“Agora sabemos que existem muitos mundos oceânicos no nosso Sistema Solar e cada um deles, tal como os entendemos atualmente, oferece-nos algo único e diferente para o nosso entendimento de mundos oceânicos. Encélado é distinto de Europa e de Titã”.

E insiste: “O oceano de Encélado pode ser o anfitrião de toda uma génese separada de vida. Pode ser desabitado ou estr num estado pré-biótico mas, independentemente disso, qualquer missão a Encélado que explore este oceano fornecerá descobertas inovadoras”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.