Cientistas querem convencer a NASA a rumar a Encélado (para procurar vida alienígena)

NASA / JPL-Caltech

Encélado é o sexto maior satélite natural de Saturno

A NASA está prestes a avançar com uma missão a Titã, a maior lua de Saturno, mas alguns cientistas tentam agora convencer a agência espacial norte-americana a enviar outra missão à vizinha de Titã, a lua gelada Encélado, para procurar sinais de vida extraterrestre.

Encélado reúne condições peculiares ao ponto de os cientistas quererem realizar uma expedição para encontrar outras formas de vida: dados da missão Cassini mostraram que este satélite tem um oceano escondido sob a sua crosta gelada, revelando ainda que esta lua “cuspiu” plumas com material deste oceano para o Espaço – e esta é a principal razão para o pedido dos cientistas, assinala o portal Space.com.

“Encélado é o único ambiente habitável atualmente confirmado além da Terra, é o único mundo que preenche os requisitos canónicos de habitabilidade”, defendeu Amanda Hendrix, cientista planetária do Instituto de Ciências Planetárias, durante uma apresentação coordenada pelas Academias Nacionais de Ciências a 31 de março.



“O próximo passou passa por procurar assinaturas de vida nos materiais oceânicos de Encélado e Encélado facilita esta procura porque ejeta o seu material oceânico no Espaço”.

No entender de Hendrix, Encélado deveria estar incluída na próxima ronda de expedição, que incluem a missão Dragonfly para Titã, a sonda OSIRIS-REx para explorar asteróides, bem como a missão Juno a Júpiter e a New Horizons para Plutão e o Cinturão de Kuiper.

Na fase sinal de seleção, Encélado e Titão foram colocados como o mesmo tipo de destinos, uma vez que se tratam de “mundos oceânicos”, mas a especialista acredita que Encélado merecere uma missão por si só para explorar este mundo gelado.

“Agora sabemos que existem muitos mundos oceânicos no nosso Sistema Solar e cada um deles, tal como os entendemos atualmente, oferece-nos algo único e diferente para o nosso entendimento de mundos oceânicos. Encélado é distinto de Europa e de Titã”.

E insiste: “O oceano de Encélado pode ser o anfitrião de toda uma génese separada de vida. Pode ser desabitado ou estr num estado pré-biótico mas, independentemente disso, qualquer missão a Encélado que explore este oceano fornecerá descobertas inovadoras”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dezasseis anos depois, Sergio Ramos vai deixar o Real Madrid

O Real Madrid confirmou, esta quarta-feira, que Sergio Ramos vai abandonar o clube, depois de 16 temporadas com a camisola merengue. "O Real Madrid comunica que amanhã, quinta-feira, 17 de Junho, às 11h30 portuguesas, terá lugar …

Armando Vara pôs 1,6 milhões na Suíça e usou offshores para "esconder a origem do dinheiro"

Um inspetor tributário declarou hoje em julgamento que o ex-ministro Armando Vara colocou 1,6 milhões de euros em numerário em contas na Suíça e utilizou sociedades 'offshore' como "tampão" para "esconder ou ocultar" a origem …

Fábio Cardoso vai ser reforço do FC Porto por preço de saldo

O FC Porto chegou a acordo com o Santa Clara para a contratação de Fábio Cardoso. O defesa-central vai custar 2,2 milhões de euros aos cofres portistas. O jogador deverá assinar, esta sexta-feira, um contrato válido …

Portugal só recebe cheques do PRR se cumprir metas estabelecidas por Bruxelas

A longo prazo, o PRR de Portugal tem mais de 300 metas para cumprir para assim receber 16,6 mil milhões de euros do Fundo de Recuperação europeu. Após a visita de Ursula Von de Leyen a …

Christian Eriksen vai ter um desfibrilador cardíaco interno

O futebolista dinamarquês Christian Eriksen, vítima de uma paragem cardíaca no jogo frente à Finlândia, para o Euro2020, no sábado, vai ter um desfibrilador cardíaco implantado, anunciou hoje a federação dinamarquesa (DBU). "Após diversos exames ao …

Raro bordado viking encontrado em túmulo com 1.000 anos na Noruega

Um pedaço de tecido da Era Viking foi encontrado numa sepultura no sul da Noruega. O bordado é datado de 850-950 d.C. O túmulo em causa pertence a uma mulher e foi descoberto em 2020, juntamente …

Afinal, o centro do SEF para migrantes irregulares será mesmo em Caxias. Ministério de Cabrita mentiu

O Centro de Instalação Temporária do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) irá ser na prisão de Caxias, em Oeiras, e irá permitir que imigrantes a quem é barrada a entrada em Portugal, ou que …

Candidatos a Lisboa rejeitam antecipar confinamento (e sugerem outras soluções)

Os candidatos à Câmara de Lisboa rejeitam que, à semelhança de Sesimbra, Lisboa recue no desconfinamento. Reforço da testagem e dos rastreios são algumas das soluções. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por 100 …

Afinal, talvez não tenham sido os Ocidentais a descobrir a Antártida

Um novo estudo sugere que os primeiros humanos a descobrirem a Antártida não foram marinheiros ocidentais, mas sim Polinésios, que descobriram o continente há 1300 anos. De acordo com a maioria dos livros de História, a …

PSD promete fazer "perguntas embaraçosas" a Medina. Já o CDS quer mais: uma auditoria externa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai ser ouvido no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O PSD já garantiu que não lhe vai facilitar a …