Cientistas querem convencer a NASA a rumar a Encélado (para procurar vida alienígena)

NASA / JPL-Caltech

Encélado é o sexto maior satélite natural de Saturno

A NASA está prestes a avançar com uma missão a Titã, a maior lua de Saturno, mas alguns cientistas tentam agora convencer a agência espacial norte-americana a enviar outra missão à vizinha de Titã, a lua gelada Encélado, para procurar sinais de vida extraterrestre.

Encélado reúne condições peculiares ao ponto de os cientistas quererem realizar uma expedição para encontrar outras formas de vida: dados da missão Cassini mostraram que este satélite tem um oceano escondido sob a sua crosta gelada, revelando ainda que esta lua “cuspiu” plumas com material deste oceano para o Espaço – e esta é a principal razão para o pedido dos cientistas, assinala o portal Space.com.

“Encélado é o único ambiente habitável atualmente confirmado além da Terra, é o único mundo que preenche os requisitos canónicos de habitabilidade”, defendeu Amanda Hendrix, cientista planetária do Instituto de Ciências Planetárias, durante uma apresentação coordenada pelas Academias Nacionais de Ciências a 31 de março.



“O próximo passou passa por procurar assinaturas de vida nos materiais oceânicos de Encélado e Encélado facilita esta procura porque ejeta o seu material oceânico no Espaço”.

No entender de Hendrix, Encélado deveria estar incluída na próxima ronda de expedição, que incluem a missão Dragonfly para Titã, a sonda OSIRIS-REx para explorar asteróides, bem como a missão Juno a Júpiter e a New Horizons para Plutão e o Cinturão de Kuiper.

Na fase sinal de seleção, Encélado e Titão foram colocados como o mesmo tipo de destinos, uma vez que se tratam de “mundos oceânicos”, mas a especialista acredita que Encélado merecere uma missão por si só para explorar este mundo gelado.

“Agora sabemos que existem muitos mundos oceânicos no nosso Sistema Solar e cada um deles, tal como os entendemos atualmente, oferece-nos algo único e diferente para o nosso entendimento de mundos oceânicos. Encélado é distinto de Europa e de Titã”.

E insiste: “O oceano de Encélado pode ser o anfitrião de toda uma génese separada de vida. Pode ser desabitado ou estr num estado pré-biótico mas, independentemente disso, qualquer missão a Encélado que explore este oceano fornecerá descobertas inovadoras”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …