/

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o “primeiro crime espacial”

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o “crime espacial” que McClain terá cometido.

Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que a ex-mulher de Anne McClain, Summer Worden, apresentou uma queixa na Comissão de Comércio Federal (FTC), uma agência independente, depois de saber que Anne McClain acedera à conta bancária conjunta, sem a sua permissão.

A acusação gerou imediatamente atenção mediática, uma vez que, se fosse verdade, seria o primeiro crime cometido no Espaço.

Porém, de acordo com um comunicado divulgado pelo procurador dos Estados Unidos, Ryan Patrick, Worden foi agora acusada de mentir sobre a suposta ofensa. “Uma acusação federal foi selada contra uma mulher de 44 anos por fazer declarações falsas às autoridades federais”, diz o comunicado. Worden não foi condenada, apenas acusada formalmente de conduta criminal.

Worden está acusada de fazer falsas acusações de atividade criminosa em duas ocasiões: primeiro, quando declarou as alegações à Comissão Federal de Comércio em março de 2019 e depois ao Escritório do Inspetor-Geral da NASA em julho de 2019.

Worden afirmou que, em 2018, abriu uma conta bancária, na qual, impediu o acesso de McClain alterando as suas informações de login, e alegou que a astronauta tentou aceder inadequadamente à conta quando estava na Estação Espacial Internacional.

Na altura, Worden disse que começou a suspeitar que McClain acedera à conta bancária conjunta sem a sua permissão quando percebeu que a antiga companheira continuava a saber onde ela gastava o seu dinheiro. Mais tarde, alegou que descobriu que a conta bancária estava a ser acedida através de um computador registado na NASA.

No entanto, de acordo com a nova acusação, Worden e McClain partilharam o acesso a várias contas bancárias até pelo menos 31 de janeiro de 2019 e as credenciais de login do Worden não foram alteradas até então.

Se Worden for considerada culpada, poderá enfrentar até cinco anos de prisão por cada uma das duas acusações e uma multa de 250 mil dólares.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.