/

Após 14 anos de restauração, turistas já podem visitar a pirâmide mais antiga do Egito

5

Stanley Zimny / Flickr

Pirâmide de Djoser, no Egito

Depois de 14 anos em restauração, a Pirâmide de Djoser – ou a Pirâmide dos Degraus -, a mais antiga pirâmide ainda de pé, foi aberta ao público.

“Hoje comemoramos a conclusão do projeto para evitar perigos, manter e restaurar a primeira e mais antiga pirâmide que ainda está de pé no Egito”, disse o ministro do Turismo e Antiguidades, Khaled al Anani, em declarações à agência Reuters.

Este edifício majestoso, que é Património Mundial da UNESCO, está localizado na necrópole de Saqqara, a oeste do Cairo. A sua construção remonta à época do reinado do faraó Djoser (2.665-2.645 a.C).

Projetada pelo primeiro arquiteto e engenheiro conhecido, Imhotep, acredita-se que a Pirâmide de Djoser serviu de protótipo para muitas outras pirâmides, incluindo as icónicas Pirâmides de Gizé.

A construção de 60 metros de altura é feita de pedra e consiste em seis enormes mastabas – uma forma de túmulo egípcio antigo -, uma colocada sobre a outra. No centro da pirâmide, a 28 metros de profundidade, está o túmulo fúnebre de Djoser.

A sua reabilitação começou em 2006, uma vez que a pirâmide corria o risco de colapso. No entanto, em 2011, os eventos da Primavera Árabe forçaram as autoridades egípcias a suspender o trabalho que não foi retomado até ao final de 2013.

“Embora tenhamos muito orgulho de que seja um legado egípcio, também sabemos muito bem que é uma herança mundial e mundial que estamos muito interessados em manter”, disse o primeiro ministro do país, Mostafa Madbouly.

A restauração da pirâmide de Djoser incluiu a substituição das lacunas nas suas paredes por blocos semelhantes aos originais. A câmara funerária e o sarcófago do faraó, bem como os estreitos corredores internos da pirâmide, também foram reformados. A restauração custou quase 6,6 milhões de dólares (equivalente a 5,83 milhões de euros).

ZAP //

5 Comments

    • res·tau·ra·ção

      (latim restauratio, -onis, renovação)
      substantivo feminino
      1. Acto ou efeito de restaurar. = RESTAURAMENTO, RESTAURO
      2. Restabelecimento; recomposição.
      3. Reparação ou conserto de algo que está em mau estado de conservação. = RESTAURO
      4. Retorno a uma situação ou estado anterior.
      5. [História] Reaquisição da independência nacional.

      (francês restauration)
      substantivo feminino
      [Comércio] Actividade comercial de preparação e fornecimento de refeições em restaurantes e estabelecimentos similares.

      restauração“, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

      • O comentário inicial não é meu, mas senti a vossa resposta como excessiva e desonrosa… Leio com frequência as vossas notícias, e é extraordinariamente frequente encontrar nelas erros, más traduções, cópias de textos oriundos do Brasil e outras situações demeritórias… Parece-me desadequada e pouco feliz a vossa resposta… lamento-a enquanto leitor.

      • Caro leitor,
        Se acompanha o ZAP, sabe que reconhecemos sempre os erros que nos são apontados, corrigindo-os e agradecendo os reparos.
        Neste caso, não havendo erro nosso, dispensámos uma resposta formal ao comentário do leitor (que devíamos pelo menos ter agradecido), colocando apenas o significado da palavra que nos foi apontada, tal como recolhida no dicionário de referência que usamos.
        Não foi uma questão de excesso (pelo contrário) ou desonra, foi uma mera questão de “preguiça” — pela qual desde já nos penitenciamos.
        Obrigado, também a si, por este seu reparo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.