Breves confrontos ocorreram esta sexta-feira na fronteira entre a Grécia e a Turquia entre a polícia grega, que lançou gás lacrimogéneo, e migrantes, que ripostaram a atirar pedras, segundo um fotógrafo da agência AFP.
Esta sexta-feira, polícia grega e migrantes envolveram-se em confrontos na fronteira entre a Grécia e a Turquia. Após estes conflitos, centenas de migrantes reuniram-se em frente ao posto de fronteira de Pazarkule (Kastanies, no lado grego) a entoar palavras de ordem como “liberdade”, “paz” e “abram as portas”.
Os relatos são de um fotógrafo da agência da AFP. Segundo o mesmo, algumas pessoas seguravam cartazes acima do arame farpado que diziam “queremos viver em paz“.
As autoridades gregas também acusaram as forças turcas de dispararem bombas de gás lacrimogéneo e de lançarem bombas de fumo no lado grego da fronteira. “Houve ataques coordenados esta manhã”, disse uma autoridade grega.
Segundo Atenas, as autoridades turcas também estão a distribuir material para cortar as cercas que impedem a passagem dos migrantes para o lado grego.
Depois de o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter anunciado na semana passada a abertura de fronteiras, vários milhares de migrantes partiram para a fronteira com a Grécia. Formaram-se campos improvisados no lado turco e, apesar do frio, muitos migrantes dormem ao ar livre.
ZAP // Lusa