/

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

Lusa

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing.

Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, a informação recolhida vai servir de base a ações judiciais de cobrança de dívidas que a Ongoing deixou por pagar. O Novo Banco chegou a incluir esses créditos no chamado Projeto Nata II, uma carteira de créditos do Novo Banco avaliada em 3,3 mil milhões de euros, mas cuja alienação foi travada pelo Fundo de Resolução.

A dívida da empresa de Nuno Vasconcellos, que entretanto rumou ao Brasil, ascendia a 493,5 milhões de euros. No entanto, a Ongoing disse que, em Portugal, tinha apenas disponíveis 7.500 euros para fazer face ao pagamento das dívidas reclamadas pelos credores, num valor de 1,3 mil milhões de euros.

No Novo Banco, a empresa de Nuno Vasconcellos só tinha cerca de 45 mil euros depositados que estavam penhorados pelo banco.

Nuno Vasconcellos foi declarado insolvente pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste em Janeiro deste ano, enquanto a Ongoing Strategy Investments foi declarada falida em Agosto de 2016, deixando uma dívida de 1,2 mil milhões de euros.

O grupo Ongoing ajudou a travar a OPA da Portugal Telecom e tentou comprar a Media Capital, o grupo detentor da TVI, depois de Nuno Vasconcellos ter deixado de ser acionista da Impresa, a dona da SIC.

O grupo acabou por entrar em queda abrupta até à falência, deixando como principais credores o Novo Banco e o BCP, com dívidas da ordem dos 800 milhões de euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.