Uma paciente do King’s College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 anos pelo instrumento.
De acordo com a agência Reuters, Dagmar Turner, de 53 anos, tocou o seu violino durante uma operação para remover um tumor do lobo frontal direito do cérebro, perto da área que controla o movimento da mão esquerda.
Para prevenir quaisquer danos relacionados com a sua habilidade com o instrumento, o professor Keyoumars Ashkan, consultor de neurocirurgia do King’s College Hospital, teve uma ideia: Os médicos ficariam responsáveis por mapear o seu cérebro, abrindo de seguida o crânio e a britânica tocaria o instrumento enquanto removiam o tumor.
Enquantos os cirurgiões faziam o seu trabalho, Turner tocou músicas dos compositores Gustav Mahler e George Gershwin e até do cantor espanhol Julio Iglesias.
“Esta foi a primeira vez que tive um paciente a tocar um instrumento. Conseguimos remover mais de 90% do tumor, incluindo todas as áreas suspeitas de atividade agressiva, mantendo a função completa na sua mão esquerda”, disse Ashkan, citado pela Reuters.
Turner, por sua vez, agradeceu à equipa médica. “O violino é a minha paixão. Toco desde os 10 anos de idade. A ideia de perder a capacidade de tocar partiu-me o coração”.