O escritor angolano venceu, esta quarta-feira, o Prémio Literário Casino da Póvoa 2020, atribuído no âmbito do encontro literário Correntes d’Escritas.
O júri do concurso decidiu distinguir a obra de Pepetela “pela originalidade do estratagema narrativo para denunciar com ironia uma história de nepotismo e abuso de poder do próprio sistema totalitário”, atribuindo-lhe o prémio no valor de 20 mil euros.
O livro “Sua Excelência de Corpo Presente” foi escolhido entre 15 finalistas de um total de 120 obras candidatas a este prémio literário, atribuído no âmbito do encontro literário Correntes d’Escritas.
O escritor angolano, de 78 anos, sucede assim ao autor português Luís Quintais que, em 2019, venceu, na categoria de poesia, o galardão máximo do encontro de escritores de expressão ibérica que decorre oficialmente a partir de hoje na Póvoa de Varzim.
Nascido em Benguela, em 1941, o angolano de ascendência portuguesa lutou juntamente com o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) para a libertação do país. Em 1997, recebeu o Prémio Camões, tendo sido o primeiro escritor africano a vencer o galardão.
ZAP // Lusa