/

Edward Snowden vai ser chamado como testemunha de Rui Pinto

Edward Snowden

O advogado francês que representa Rui Pinto vai chamar, como testemunha abonatória, Edward Snowden, o whistleblower norte-americano asilado em Moscovo.

O advogado William Bourdon revelou, esta sexta-feira, que a defesa do pirata informático Rui Pinto pretende chamar Edward Snowden, responsável por denunciar um esquema massivo de videovigilância nos Estados Unidos, como testemunha abonatória do português.

Segundo o Público, será também chamado Antoine Deltour, denunciante dos Luxleaks, que já está confirmado como testemunha da defesa no julgamento.

Em declarações ao matutino, o magistrado explicou que mais whistleblowers [denunciantes] serão chamados “para apoiarem Rui Pinto em tribunal”.

“Queremos chamar whistleblowers, deputados e outras figuras de interesse para apoiarem Rui Pinto em tribunal”, afirmou William Bourdon, esta sexta-feira, em Lisboa. No caso de Snowden, que se encontra atualmente asilado em Moscovo, a intenção é que possa testemunhar por vídeo.

Esta sexta-feira, realizou-se uma conferência de imprensa com os representantes das várias organizações que trabalharam com Rui Pinto durante as revelações do Football Leaks e Luanda Leaks. Nesse encontro, Bourdon comparou Rui Pinto aos denunciantes anteriormente representados pelo advogado.

“Acreditámos que os motivos que motivaram Rui Pinto são tão puros quanto os de Snowden. Ele não tem interesse algum por dinheiro. No caso da Doyen, participou num jogo infantil e tentou perceber se o fundo de investimento mordia o isco”, afirmou.

Rui Pinto responde perante a Justiça por alegadas práticas de invasão de sistemas informáticos, que terão estado na base de fugas de informação mediáticas, como o Football Leaks e, mais recentemente, os Luanda Leaks.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.