//

Crítica de arte destrói obra de 20 mil dólares. Foi um acidente

1

(dr) Galeria OMR

Avelina Lésper pousou latas vazias de refrigerante junto a uma obra avaliada em mais de 18 mil euros. O vidro estilhaçou em segundos.

A obra em causa é do artista mexicano Gabriel Rico e estava em exibição na Galeria OMR, na Cidade do México. A instalação consistia num painel de vidro com objetos pendurados, como uma bola de vidro e uma pena, e tinha sido avaliada em 20 mil dólares, cerca de 18,3 mil euros. Contudo, a obra não convenceu Lésper.

Como forma de mostrar a sua opinião desfavorável, pousou algumas latas de refrigerante junto à mesma, mas o vidro acabou por estilhaçar em segundos.

“É como se a obra tivesse ouvido o meu comentário e sentisse o que eu pensava dela”, disse a crítica de arte citada pelo jornal mexicano Milenio, que publica as suas colunas de opinião. Lésper já pediu desculpa pelo “incidente lamentável”, garantindo não ter sido intencional.

A Galeria OMR não ficou contente com o sucedido, classificando o comportamento de Lésper como “falta de profissionalismo e respeito”. No Instagram, a galeria escreveu que “aproximar-se da para poisar uma lata de refrigerante e tirar uma fotografia como forma de crítica provocou, sem dúvida, a destruição“.

Apesar de ser conhecida pela sua antipatia pela arte contemporânea, a crítica garante que a sua opinião não teve nada a ver com o acidente. Depois do colapso, Lésper ofereceu-se para pagar a substituição do vidro.

Depois de ter tomado conhecimento do sucedido, o artista Gabriel Rico admitiu ter ficado “muito triste” por se tratar de um ato “muito desrespeitoso“. “É uma situação lamentável”, referiu, citado pelo NPR.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.