/

Bernie Sanders vence no New Hampshire. “É o início do fim de Donald Trump”

Cristobal Herrera / EPA

Bernie Sanders venceu esta terça-feira a primária do Partido Democrata no estado norte-americano de New Hampshire. “Este é o início do fim de Donald Trump”, afirmou o senador de 78 anos.

Na segunda votação das primárias para a corrida à Casa Branca, Sanders recebeu 26% (cerca de 71.400 votos), enquanto Pete Buttigieg obteve 24,4% (67.000 votos). Em terceiro lugar ficou a senadora Amy Klobuchar com 19,7%, seguindo-se a também senadora Elizabeth Warren com 9,4% e o ex-vice-Presidente Joe Biden com 8,4%.

Este é o início do fim de Donald Trump“, afirmou o senador de 78 anos, perante os seus apoiantes em New Hampshire, referindo-se ao Presidente norte-americano. “A nossa campanha não se trata apenas de ganhar a Trump, é de transformar os Estados Unidos”.

Em 2016, recorde-se, Bernie Sanders perdeu as primárias democratas contra Hillary Clinton que acabou por defrontar Trump, que foi eleito Presidente dos Estados Unidos.

A noite ficou ainda marcada pelo anúncio do candidato democrata Andrew Yang de que vai abandonar a corrida à Casa Branca, na sequência do fraco resultado que, tudo indica que vai obter. Sou um matemático e é óbvio depois desta noite, com estes números, não vencerei esta corrida”, explicou o empresário de 45 anos de idade.

As projeções dos resultados nas primárias colocaram Yang em oitavo lugar, com 2,9%. Resultados que, segundo o próprio, tornam a sua permanência na corrida algo “não necessariamente útil ou produtiva”.O empresário, que lançou a sua campanha em 2017, participou nos sete debates organizados pelo Partido Democrata, o último dos quais ocorreu na sexta-feira em New Hampshire.

A primária do estado do New Hampshire no Partido Democrata causaram também mais uma desistência: o senador Michael Bennet, que teve apenas 0,1% dos votos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.