/

British Airways bate recorde de voo entre Nova Iorque e Londres graças à tempestade Ciara

Aero Icarus / Flickr

A tempestade Ciara atingiu este domingo o noroeste da Europa fazendo recear danos, inundações e cortes de eletricidade. Voos foram anulados, ligações marítimas interrompidas e jogos de futebol adiados – mas também recordes batidos.

Os ventos de 150 quilómetros por hora da tempestade Ciara ajudaram um avião da British Airways (BA) a bater o recorde de voo transatlântico subsónico – a uma velocidade inferior à velocidade do som – mais rápido de sempre.

De acordo com a CNN, que cita o Flightradar24, o Boeing 747 fez a ligação entre Nova Iorque e Londres em apenas 4 horas e 56 minutos, à medida que a tempestade se aproximava do Reino Unido. O avião chegou ao aeroporto de Heathrow às 4h43 da madrugada deste domingo, quase duas horas antes do tempo previsto. O tempo médio da travessia entre Londres e Nova Iorque é de 6h13.

O recorde da BA explica-se com o facto de a aeronave ter atingido uma velocidade máxima de 1.327 quilómetros por hora à boleia dos intensos ventos da tempestade Ciara. “Se não estamos em erro, a BA rouba agora o recorde da travessia subsónica entre Nova Iorque-Londres à Norwegian [companhia aérea norueguesa]”, escreveu o Flightradar24 no Twitter, ao anunciar o recorde.

O voo da BA pode ter batido o recorde de voo transatlântico subsónico mais rápido de sempre, mas fê-lo por pouco. Um voo da Virgin Airbus, que aterrou em Heathrow pouco depois da aeronave da BA, demorou apenas mais um minuto a fazer a mesma travessia. Um outro avião, também da Virgin, demorou mais três minutos a completar o mesmo trajeto. Os três voos bateram o recorde que era anteriormente detido pela Norwegian, desde janeiro de 2018, de 5h13.

A tempestade Ciara chegou a território europeu através do Reino Unido e já fez estragos no norte da Europa — com três feridos na Escócia, vários voos cancelados e milhares de pessoas sem eletricidade.

Em França, onde o norte está particularmente exposto, 35 zonas foram colocadas em alerta laranja e a população foi aconselhada a evitar regiões arborizadas, o litoral e os passeios no mar. No Reino Unido, o país mais afetado pela tempestade, que provocou fortes chuvas e rajadas de mais de 130 quilómetros por hora, os transportes aéreos, ferroviários e marítimos registaram perturbações.

O serviço de meteorologia britânico colocou a Inglaterra e o país de Gales em alerta laranja no que se refere ao vento até às 21h. O serviço disse ainda esperar danos em habitações e a possibilidade de cortes de corrente e inundações.

Na cidade escocesa de Perth, três pessoas ficaram feridas na queda parcial do telhado de um pub.

Dezenas de voos foram anulados ou atrasados e a British Airways deu a possibilidade aos passageiros que deveriam chegar ou partir no dominfo dos aeroportos londrinos de adiarem o seu voo.

A Network Rail, proprietária da rede ferroviária britânica, aconselhou as pessoas a não se deslocarem de comboio a não ser que fosse “absolutamente necessário” e alertou que o tráfego poderia registar perturbações até à manhã de segunda-feira. Várias companhias ferroviárias decidiram reduzir a frequência e velocidade dos comboios. A circulação dos ferries no canal da Mancha, entre Calais e Dover, foi interrompida ao meio-dia “até nova ordem”.

A tempestade levou também ao adiamento de vários jogos de futebol no Reino Unido, assim como do jogo Escócia-Inglaterra do Torneio das Seis Nações de râguebi feminino e de corridas de cavalos.

Na Irlanda, colocada em alerta laranja por risco de inundações nas regiões costeiras, 10 mil habitações e empresas ficaram sem eletricidade.

O transporte aéreo na Bélgica e Alemanha foi igualmente afetado e no norte deste último país foram ainda anuladas ligações ferroviárias regionais.

No Luxemburgo, os alunos das escolas públicas estão dispensados das aulas na segunda-feira, devido ao alerta de tempestade para esse dia, quando são esperados em França ventos até 140 quilómetros por hora.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.