/

Ministro das Finanças escocês demite-se após tentar aliciar jovem de 16 anos

O ministro das Finanças da Escócia, Derek Mackay, de 42 anos, apresentou a demissão pouco depois de se saber que enviou mais de duas centenas de mensagens ao longo de seis meses a um rapaz de 16 anos, dizendo-lhe que era “giro” e convidando-o para jantar.

O jornal escocês Scottish Sun publicou esta quinta-feira centenas de mensagens que Mackay enviou ao jovem dizendo que era “giro” e que gostava do seu novo corte de cabelo nas redes sociais Instagram e Facebook. Os elogios prolongaram-se por seis meses e o governante chegou a convidar o jovem para jantar e para ir a um jogo de rugby.

As 270 mensagens começaram depois de o jovem ter recebido um convite de amizade na rede social sem motivo aparente. Quando as mensagens começaram, o jovem avisou Mackay da sua idade e para que “não tentasse algo”, de acordo com o mesmo jornal. Porém, as mensagens continuaram até este mês.

“As nossas conversas ficam entre nós?”, perguntou Mackay numa das mensagens, ao que o jovem respondeu “sim”. “Fixe, para ser honesto, acho-te mesmo muito giro”, escreveu o político.

Em declarações ao Scottish Sun, a mãe do jovem acusou o político de aliciar o filho. “Não é suposto um homem como este dizer estas coisas a um rapaz. Preocupo-me sobre o que teria acontecido se o meu filho tivesse respondido o que ele queria ouvir”, continuou, referindo que apenas tomou conhecimento da situação na semana passada.

Mackay anunciou a sua demissão mal as mensagens foram reveladas. “Aceito a responsabilidade pelas minhas ações. Comportei-me de forma tola e lamento profundamente. Peço desculpas sem reservas ao indivíduo e à sua família”, lê-se no comunicado, citado pelo jornal britânico The Guardian.

“Falei na noite passada com a primeira-ministra e apresentei a minha demissão, com efeito imediato. Servir no governo foi um grande privilégio e lamento ter desiludido os meus colegas e apoiantes”, acrescenta o comunicado.

A sua demissão foi aceite de imediato por Sturgeon que, porém, não deixou de louvar “a sua significativa contribuição no governo”.

Em 2013, Mackay anunciou que se ia separar da mulher, mãe dos seus dois filhos, e revelou publicamente a sua homossexualidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.