/

Iniciativa Liberal retira poderes a Centeno na Saúde

1

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Os deputados aprovaram duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) da Iniciativa Liberal (IL) que retiram poderes ao Ministério das Finanças na área da Saúde.

Na proposta de lei do OE2020, o Governo previa que “os níveis retributivos, incluindo suplementos remuneratórios, dos trabalhadores com contrato de trabalho no âmbito dos estabelecimentos ou serviços do SNS com natureza de entidade pública empresarial, celebrado após a entrada em vigor da presente lei, não podem ser superiores e são estabelecidos nos mesmos termos dos correspondentes aos trabalhadores com contrato de trabalho em funções públicas inseridos em carreiras gerais ou especiais”.

A proposta do Governo definia ainda que os contratos que ultrapassassem aquele requisito careciam de autorização dos responsáveis das Finanças e da Saúde. Porém, a proposta da Iniciativa Liberal (IL) aprovada no Parlamento retira a necessidade de autorização por parte das Finanças.

“A celebração de contratos de trabalho que não respeitem os níveis retributivos referidos no n.º 1 carece de autorização do membro do Governo responsável pela área da Saúde”, estabelece a proposta do partido de João Cotrim de Figueiredo.

Numa primeira votação, na Comissão de Orçamento e Finanças, todos os partidos votaram a favor, à exceção do Bloco de Esquerda, que se absteve. Porém, os bloquistas acabaram por alterar o sentido de voto para favorável, permitindo a aprovação por unanimidade.

Os deputados aprovaram ainda outra proposta do IL que também deixa cair a autorização do ministro das Finanças, Mário Centeno, sobre consolidação da mobilidade e cedência no SNS, em que todos os deputados votaram a favor, à exceção do PS.

“Para além dos requisitos fixados no artigo 99.º da LTFP, a consolidação da mobilidade carece de despacho de concordância do membro do Governo responsável pela área da saúde”, refere o texto da proposta.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.