/

Submarino atingiu os destroços do Titanic por acidente. EUA sabiam, mas não contaram a ninguém

2

(dr) Atlantic Productions

No ano passado, um submarino britânico atingiu os destroços do famoso Titanic, a embarcação que afundou em abril de 1912 depois de colidir com um icebergue no Oceano Atlântico. Cerca de 1500 pessoas seguiam a bordo.

De acordo com o portal New York Post, o incidente ocorreu durante uma série de expedições do Triton, um submersível da empresa britânica EYOS Expedition.

A empresa, citada pelo jornal britânico The Telegraph, alega que atingiu os destroços da embarcação de forma acidental, dizendo que a missão levada a cabo foi dificultada devido a “correntes intensas e altamente imprevisíveis“.

As correntes levaram a alguns contactos acidentais com o fundo do mar e, numa outra ocasião, a um contacto também acidental como os destroços do Titanic.

A empresa, que conseguiu no ano passado observar e gravar a embarcação pela primeira vez desde 2005, assegura que o impacto foi tão fraco que não chegou a danificar a superfície do submarino britânico. “Deu-se um contacto acidental com o Titanic”, disse o chefe da expedição, Rob McCallum, citado pelo New York Post.

A empresa norte-americana RMS Titanic, que detém os direitos sobre os destroços do Titanic, acusou a empresa britânica e a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) de não reportar o sucedido até janeiro deste ano.

Segundo a RMS Titanic, o Governo dos Estados Unidos estava a par do choque, mas preferiu mantê-lo em segredo, escreve ainda a imprensa internacional.

A empresa norte-americana e a NOAA têm protagonizado uma batalha legal sobre o futuro dos destroços: a RMS Titanic quer garantir o seu direito de extrair do navio qualquer objeto precioso que esteja perto ou no interior da embarcação, enquanto a NOAA insiste que a embarcação não deve ser perturbada.

A primeira audiência sobre o caso vai acontecer no próximo dia 20 de fevereiro, no estado norte-americano da Virgínia.

Considerado o navio mais luxuoso e seguro do mundo, o Titanic naufragou com mais de 1500 pessoas a bordo na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um icebergue. A embarcação fazia a sua viagem inaugural, depois de partir de Southampton, em Inglaterra, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos.

ZAP //

 

2 Comments

  1. Tenho acompanhado as notícias do Zap e desde que me inscrevi no site o interesse pela leitura tem aumentado. Gosto das matérias e das abordagens que fazem a respeito delas. Estou no Brasil e posso dizer que o conteúdo das reportagens interessam a todos. Parabéns.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.