/

Afinal, a história da “civilização perdida” de Cahokia pode estar errada

1

Uma análise a fezes humanas concluiu que a cidade de Cahokia, que agora se localiza entre os estados norte-americanos Illinois e Saint Louis, foi abandonada apenas durante um curto período de tempo.

Situada nas margens do rio Mississippi, a cidade de Cahokia, agora esquecida, já foi uma metrópole movimentada, lar da cultura indígena desta região. Atualmente, ninguém sabe o que lhe aconteceu. Diz-se que as dezenas de milhares de habitantes simplesmente “desapareceram”.

Mas, agora, segundo o Science Alert, uma análise às fezes humanas concluiu que se trata de uma história totalmente diferente: a área foi abandonada apenas durante um curto período de tempo.

O abandono generalizado de Cahokia, entre 1450 e 1550 d.C., é uma época conhecida como “vacant quarter”. Ao longo dos anos, as investigações arqueológicas indicaram vários fatores que contribuíram para essa queda, incluindo conflitos, movimento populacional, inundações, secas, mudanças climáticas e exploração excessiva de recursos.

“Embora possam pensar que a região de Cahokia fosse uma cidade fantasma na época do contacto Europeu, a verdade é que conseguimos reunir uma presença Nativa Americana na área que durou séculos”, declara o antropólogo A.J. White, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e um dos autores do estudo publicado, em janeiro, na revista científica American Antiquity.

Certas assinaturas moleculares nas fezes humanas, chamadas estanóis, podem ser lavadas em lagos e outras bacias pela chuva, o que significa que, quanto mais destes encontrarmos em sedimentos antigos, é provável que mais pessoas morassem nas proximidades.

Não muito longe dos famosos montes de Cahokia, no estado de Illinois, os arqueólogos desenterraram dois núcleos de sedimentos de lados opostos do lago Horseshoe. Os resultados sugerem que, após atingir um ponto baixo, a população começou a ressurgir novamente em 1500 d.C. Só em 1700, bem depois da chegada dos colonos Europeus, os estanóis fecais começaram a mostrar um declínio.

De acordo com o mesmo site, este timing também é digno de nota. Durante o aumento da população, outras populações nativas nos EUA, Canadá e Caraíbas estavam a passar por um sério declínio devido à violência e doenças estrangeiras disseminadas pelos Europeus.

Longe da costa, os habitantes de Cahokia provavelmente estiveram “protegidos” dessas vicissitudes durante algum tempo, embora não tenha sido para sempre. Hoje, muitos afirmam que a tribo de Illinois já não existe, mas a equipa de investigadores argumenta que “o despovoamento e a realocação não equivalem à extinção cultural”.

Num estudo anterior que também analisou amostras antigas de fezes, publicado em 2019, White encontrou evidências de secas e inundações que poderiam ter contribuído para a população flutuante de Cahokia em 1300.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.