/

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

David Mariuz / EPA

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de mortos subiu para 29.

Um homem de 84 anos, que tinha sofrido queimaduras nos incêndios, morreu, este sábado, em Sidney, elevando para 29 o número de vítimas mortais dos fogos no país.

De acordo com a polícia australiana, o homem estava hospitalizado desde 31 de dezembro em consequência de queimaduras sofridas nos incêndios na localidade de Cobargo.

A chuva e a descida de temperaturas registadas nos últimos dias ajudaram os bombeiros a conter dezenas de focos ativos dos incêndios em Vitória e Nova Gales do Sul. No entanto, também trouxeram as cheias repentinas e o bloqueio de estradas. De acordo com a Deutsche Welle, bombeiros e voluntários ainda combatem quase 100 focos de incêndio.

Em Queensland, que em apenas três noites teve a mesma média de chuvas de um mês inteiro, algumas das principais estradas tiveram de ser fechadas este sábado. Em algumas partes de Nova Gales do Sul, houve cortes no fornecimento da eletricidade, depois de uma noite de fortes tempestades.

Segundo relatos de moradores recebidos pelas autoridades, as cinzas e a lama de locais incendiados foram transportadas pela chuva para rios de Nova Gales do Sul e causaram a morte de “centenas de milhares de peixes”.

Apesar do alívio trazido pelas chuvas, as autoridades alertam que a ameaça dos incêndios florestais ainda está longe de ser eliminada.

Desde que começaram, no passado mês de setembro, os incêndios na Austrália devastaram uma área de mais de oito milhões de hectares, o equivalente à área da Irlanda, e estima-se que tenham matado até mil milhões de animais selvagens.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.