Cheque da Segurança Social chega com aumento para pensionistas

As pensões da Segurança Social começam a ser pagas esta quarta-feira com os aumentos ditados pelo crescimento da economia acima dos 2% e pela inflação.

Por lei, explica o jornal ECO, quando a média do crescimento do PIB nos últimos dois anos é superior a 2%, soma-se 20% desse valor (com um limite mínimo de 0,5 pontos percentuais) ao valor da inflação dos últimos 12 meses (sem habitação) para aferir a taxa de variação que será aplicada às pensões mais modestas, a partir de janeiro.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as pensões até 877,6 euros beneficiam, assim, de um aumento de 0,7%, a partir deste mês. Para as pensões entre os 877,6 euros e os 2.632,8 euros, a subida é de apenas 0,2%, ficando em linha com a inflação. Já as pensões acima dos 2.632,8 euros ficam estagnadas este ano.

Segundo a ministra do Trabalho e da Segurança Social, com esta atualização normal das pensões, cerca de dois milhões de beneficiários terão um aumento real dos seus rendimentos.

Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, não estão previstos reforços extraordinários das pensões mais baixas. Por outro lado, a ministra do Trabalho tem reforçado que o Orçamento do Estado ainda está em “construção”, não fechando diretamente a porta a que tal subida possa ser incluída ao longo do debate na especialidade.

Porém, para já, o aumento extraordinário fica fora das pensões que começam a ser pagas, esta quarta-feira, por transferência bancária pela Segurança Social. As pensões de aposentação pagas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) chegam aos subscritores no dia 17 deste mês.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.