/

Samsung Ballie, o robô em forma de bola que promete ser a próxima dona de casa

O Samsung Ballie ainda está em desenvolvimento, mas promete tornar-se na dona de casa do futuro. O robô conseguirá ajudar nas tarefas domésticas e ser o seu assistente pessoal.

A Samsung apresentou um novo projeto, conhecido como Ballie, no CES 2020, um evento que decorre em Las Vegas, no Estados Unidos, entre 7 e 10 de janeiro. Este trata-se de um robô em forma de bola que promete ser útil nas tarefas domésticas do dia-a-dia.

O Ballie, segundo explica o Tech Explorist, usa Inteligência Artificial para fazer uma série de tarefas que incluem a gestão de uma ‘smart house’, segurança e questões de saúde física. Não só pode falar com ele pare executar certas tarefas, como pode agendá-las previamente para que ele as faça sozinho.

Por enquanto, isto é tudo que o protótipo da Samsung consegue fazer, mas a empresa sul-coreana promete subir a parada. Num vídeo divulgado no evento, a marca faz uma antecipação daquilo que o Ballie se pode tornar no futuro. Reconhecer e seguir o seu dono, controlar aparelhos da casa — como o aspirador, a televisão ou o frigorífico — e até servir como assistente pessoal, relembrando de compromissos na sua agenda.

Para além da Inteligência Artificial já mencionada, o Samsung Ballie é equipado com uma série de sensores que lhe permitem movimentar pela casa. Uma câmara de vídeo permite também filmar familiares ou animais domésticos. A Samsung realça que a confidencialidade é uma das principais preocupações e que o Ballie não consegue ser acedido remotamente.

“É um robô pequeno que rola e que o entende, apoia e reage às suas necessidades para ajudar ativamente na casa”, disse Sebastian Seung, um dos cientistas da Samsung responsáveis pela criação inovadora.

O preço e a data de lançamento não foram revelados no evento, mas espera-se que a marca vá dando novidades em relação ao Ballie, a dona de casa do futuro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.