/

“Navio-fantasma” da Coreia do Norte dá à costa do Japão com sete cadáveres

Sete cadáveres em decomposição foram encontrados este sábado num barco de pesca abandonado que deu à costa no Japão e que se suspeita ter origem na Coreia do Norte.

O barco foi encontrado pela guarda costeira japonesa junto à ilha de Sado, a cerca de 900 quilómetros em linha reta da costa da Coreia do Norte. Segundo um elemento da guarda costeira, citado pela AFP, “cinco dos corpos foram identificados como sendo de homens, mas os outros dois não foram identificados”.

O barco de pesca apresentava caracteres coreanos pintados no casco, o que faz com que se acredita que se trate de mais um “navio fantasma” oriundo da Coreia do Norte, um fenómeno que se tem repetido ao longo dos últimos anos.

Os números de barcos-fantasmas só começaram a ser contabilizados pela Guarda Costeira japonesa em 2011. Nesse ano, 57 barcos identificados como norte-coreanos deram à costa. Por outro lado, em 2015, contabilizaram-se 283 barcos encontrados no Japão, numa altura em que o regime da Coreia do Norte intensificava os esforços piscatórios do país. Em 2019, pelo menos 156 embarcações deram à costa do Japão.

As autoridades suspeitam que os pescadores norte-coreanos se venham a afastar cada vez mais da costa do seu país para cumprir as exigências governamentais relativas à quantidade de pescado e ao tamanho dos peixes. Porém, como os barcos são antigos e têm poucos e desatualizados equipamentos eletrónicos de localização, são comuns os casos de tripulações que se perdem no mar e esgotam o combustível.

Sem tecnologia poder pedir ajuda, os barcos ficam à deriva no Mar do Japão e, frequentemente, são levados pelas correntes até à costa japonesa. Os tripulantes acabam por morrer à fome no interior dos navios.

John Nilsson-Wright, especialista nas ligações entre o Japão e a Coreia do Norte na Chatham House, disse à BBC que é “pouco provável que estes barcos sejam usados para escapar, dado que a Coreia do Sul é muito mais perto e tem muito mais ligações culturais e linguísticas com o Norte do que o Japão”.

Ainda assim, esses casos também existem. Em 1987, 11 fugitivos chegaram ao oeste do Japão num barco vindo da Coreia do Norte. A sua intenção era chegar à Coreia do Sul mas perderam a rota e as correntes, ventos e temperaturas, dependendo da altura do ano, podem ser mortíferos.

Os barcos são encontrados, habitualmente com cadáveres no interior, o que levou a que fossem apelidados de “navios fantasma”. Ainda assim, há registo de alguns casos em que as autoridades japonesas foram a tempo de resgatar os tripulantes com vida.

Este novo caso levou à abertura de uma investigação policial para averiguar origem da embarcação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.