Em prisão preventiva desde março, Rui Pinto alega ter sido um dos denunciantes do caso Malta Files, no qual foram revelados centenas de milhares de documentos de empresas que fugiam ao fisco para pagar os impostos mais baixos da Europa em Malta.
O criador do Football Leaks, através de uma conta de Twitter que lhe é atribuída, diz ter sido um dos denunciantes dos Maltas Files. A publicação de Rui Pinto citava uma notícia do Expresso sobre uma inspeção que permitiu ao Estado recuperar cerca de nove milhões de euros de sócios portugueses da Deloitte.
Ainda esta quarta-feira, o Ministério Público arquivou o inquérito resultante da investigação dos Malta Files, considerando que os 48 sócios da Deloitte apresentaram um “uso abusivo” das regras tributárias, mas concluindo que não houve indícios de fraude.
O Público contactou Rui Pinto para saber se o pirata informático português foi o responsável pela divulgação dos documentos relativos aos sócios da empresa consultora. “Prefiro não comentar casos concretos para evitar ser perseguido criminalmente pelas pessoas ou entidades afetadas, ou pelo Ministério Público. Portugal é, atualmente, um inferno para os denunciantes“, disse o hacker, numa mensagem transmitida pelo seu advogado.
As informações reveladas pelos Malta Files foram as que levaram à condenação de Cristiano Ronaldo, em Espanha, a pagar 16,7 milhões de euros por alegadamente ter desviado 150 milhões para um paraíso fiscal. O superagente português Jorge Mendes também era visado em alguns dos documentos revelados.
Força, Rui Pinto! Muitos te apoiam! Pelo menos os que querem ver os corruptos devidamente punidos…
Estas afirmações são tendenciosas e legítimas que procuram branquear os ataques às instituições que praticou. Todos sabem que o estado é corrupto, mas se as provas forem obtidas por pirataria não servem de nada. Assim, ou colabora e denúncia a rede e os demais participantes ou isto não tem significado
Este senhor nunca se portou como denunciante. Infelizmente com as armas que teve foi um mercenário a soldo. É pena.
Não sou apoiante do Rui Pinto nem sei se ele agiu com interesses ou não. O que sei é que mais uma vez, neste país de corruptos, se preferiu olhar para o pequenino quando tinham uma grande oportunidade de investigar e acusar alguns muito grandes.
Imagino o tipo de gente que estará metida em tudo isto e que tudo fez para o silenciar.
Sem falar dos trafulhas do futebol ( de todos os clubes ) que puxaram dos galões e meteram todos aqueles que querem ser “meninos queridos” a trabalhar para o denegrir o mais possível… Comunicação Social incluida.
Pobre país que mete este tipo de interesses à frente do combate à corrupção que é umas das grandes causas para o estado lastimoso em que sempre andamos.
Boa análise