Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo.
A Saudi Aramco, petrolífera detida pelo Governo da Arábia Saudita, vai protagonizar a maior entrada de sempre em bolsa, conseguindo levantar 25,6 mil milhões de dólares. Com isto, a empresa fica avaliada nuns impressionantes 1,7 biliões de dólares, tornando-se na empresa mais bem avaliado do mundo após superar a Apple.
A oferta pública inicial (IPO) da Saudi Aramco vai superar, assim, a entrada da Alibaba em bolsa, em 2014, que conseguiu na altura um encaixe de 25 mil milhões de dólares. A petrolífera saudita vai entra na bolsa de Riade na próxima semana, dia 12 de dezembro, com cada ação a custar 8,53 dólares, avança o The Guardian.
A Saudi Aramco colocou 1,5% do seu capital social, com dois terços destinado a investidores institucionais e o restante para particulares. A empresa já anunciou a sua vontade em pagar um dividendo de 75 mil milhões de dólares aos acionistas, atraindo os maiores tubarões da economia mundial a comprar participação na petrolífera.
Os fundos conseguidos deverão servir para financiar a diversificação da economia da Arábia Saudita, que depende fundamentalmente da exploração petrolífera. A empresa terminou o ano de 2018 com um lucro de 111,1 mil milhões de dólares e receitas na ordem dos 356 mil milhões.