/

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado de Nova Gales do Sul.

Há mesmo quem ache que os efeitos dos extensos incêndios australianos possam estar a atravessar o oceano, alcançando os glaciares da Nova Zelândia, alterando-lhes a sua coloração.

A escritora e fotógrafa de viagens Liz Carlson tirou fotografias durante um passeio de helicóptero no Parque Nacional Mount Aspiring, na Ilha Sul da Nova Zelândia, mostrando as mudanças que estão a ocorrer naquela região.

“É bastante notável ver o impacto dos incêndios de tão longe”, escreveu Liz Carlson no seu blog Young Adventuress. “Os nossos glaciares não precisam de mais batalhas, pois já estão realmente em perigo. Isto coloca o impacto das mudanças climáticas numa realidade ainda mais severa que não podemos ignorar“.

Atualmente, não se sabe exatamente o que está a causar a coloração vermelha. Em declarações ao site de notícias local Stuff, o principal cientista e meteorologista da NIWA, Chris Brandolino, especula que poderia ser fuligem ou um material de carbono da madeira queimada.

Por outro lado, também pode ser pó vermelho vindo da Austrália, um fenómeno que, segundo o ScienceAlert, já foi observado no passado. A camada superficial do solo australiano é rica em óxidos de ferro, o que lhe confere um tom característico de vermelho.

Entre os incêndios florestais, a Austrália também já sofreu algumas tempestades de pó no mês passado, em Mildura, Victoria. A tempestade deixou o céu com um tom dramático, enquanto a temperatura subia para 40ºC.

Seja qual for a razão, Brandolino explicou que é necessário ter a combinação perfeita de fatores para atravessar o Mar da Tasmânia. “É preciso ter fumo ou pó no ar, para começar, e a direção certa do vento”, disse.

As fotografias de Carlson mostram quão conectados estão os ecossistemas do planeta. A poluição pode atingir as áreas mais remotas e os eventos climáticos naturais podem chegar a extremos, à medida que o clima da Terra muda rapidamente em escala global.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.