/

Subsídio de desemprego deve aumentar entre 3 euros e 7,6 euros

Paulo Novais / Lusa

A partir do próximo ano, o valor mínimo do subsídio de desemprego deverá subir 3,04 euros para 438,8 euros. O patamar máximo ficará fixado nos 1.097 euros.

Esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística divulgou os dados necessários para calcular o Indexante dos Apoios Sociais (IAS) para 2020, deixando antever a evolução dos valores do subsídio de desemprego. O valor mínimo do subsídio de desemprego deverá subir 3,04 euros para 438,8 euros, ficando o patamar máximo fixado nos 1.097 euros.

Segundo o ECO, o INE já tinha publicado a estimativa das contas trimestrais nacionais, o que permite apurar a taxa de crescimento médio do PIB dos últimos dois anos, que é de 2,35%.

Foi também divulgada uma estimativa rápida do índice dos preços no consumidor, que possibilita o cálculo do novo valor do IAS que estará em vigor no próximo ano.

Com um salto médio do PIB acima dos 2%, diz a lei que acresce à inflação dos últimos 12 meses e sem habitação (0,24%) um quinto dessa taxa de crescimento da economia. Desta forma, é possível estimar que o valor do IAS será fixado nos 438,8 euros.

Com o IAS calculado, é possível apurar agora os tetos do subsídio de desemprego: de acordo com o diário económico, o mínimo (equivalente a uma vez o IAS) sobe 3,04 euros para 438,8 euros e o máximo (equivalente a 2,5 vezes o IAS) aumenta 7,6 euros para 1.097 euros.

De acordo com dados da Segurança Social, existem cerca de 168 mil beneficiários de subsídio de desemprego em Portugal, entre os quais 132 mil recebem o subsídio “principal”, ou seja, o valor mínimo atribuído. Serão também estes que poderão usufruir do maior aumento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.